Dia de São Francisco: Saiba onde levar o seu pet para ser abençoado em Curitiba

No dia 4 de outubro, a Igreja Católica celebra o dia de São Francisco de Assis, frade italiano que se doou inteiramente no serviço a Jesus Cristo. São Francisco abriu mão de toda a riqueza de sua família para viver uma vida simples, pobre, casta e obediente. O santo amava a natureza e se dedicava a ela. Por isso, ele é considerado o Padroeiro da Ecologia e o Protetor dos Animais.

No dia de São Francisco diversas paróquias realizam a bênção de animais em homenagem ao Santo. Confira a programação de algumas das paróquias que realizarão a bênção:

 

Santuário São Francisco de Assis – Xaxim

Bênção aos animais no sábado, dia 7/10, às 10h
Endereço: R. Francisco Derosso, 715 – Xaxim

*O Santuário inicia a programação da Festa do Padroeiro a partir de quinta-feira, dia 05 de outubro. Já no domingo 8/10, a Missa Solene será presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Reginei José Modolo às 10h30, em seguida o almoço festivo e show de prêmios. Confira informações da festa aqui.

 

 

Santuário Nossa Senhora do Guadalupe – Centro

Bênção aos animais no sábado, dia 30/09, das 9h às 13h
Endereço: Praça Senador Correia, 128 – Centro, Curitiba

 

Santuário Santa Rita de Cássia – Hauer

Bênção aos animais na quarta-feira, dia 04/10, das 9h às 11h e das 14h às 17h
Endereço: R. Padre Dehon – Hauer, Curitiba

Paróquia Imaculada Conceição – Guabirotuba

Bênção aos animais no sábado dia 7/10, às 14h30
Endereço: Rua Doutor Alcides Vieira Arco-Verde , 244 – Guabirotuba – Curitiba

Paróquia Bom Jesus dos Perdões – Centro

Benção dos animais dia 04/10, a partir das 9h. Além da benção, no dia 03 de outubro, na missa das 18h30, celebrarão o Trânsito de São Francisco de Assis. Entenda o que significa e  participe!

Era 3 de outubro de 1226. O sol se despedia no horizonte e uma pequena chama saindo de uma lamparina ilumina a pequena igreja, berço da Ordem Franciscana. Cercado pelos irmãos “desolados”, como conta seu biógrafo Tomás de Celano, Francisco inicia a celebração de sua morte como um ágape.

Pede para trazer um pão, abençoa-o e distribui a cada um. Pede, então, que leiam o Evangelho de São João, no trecho que diz: “Antes do dia da festa da Páscoa…”. Com isso, recordava a última Ceia do Senhor. A febre aumenta e Francisco sente a proximidade da irmã morte. Pede que o coloque no chão e cantem com ele o Salmo 141. Antes de terminar a última estrofe, Francisco vai de encontro ao Pai.

Este ritual se repete há mais de 800 anos. É uma tradição na Ordem Franciscana recordar o Trânsito de São Francisco, a sua passagem desta vida para a vida eterna.

Endereço: Praça Rui Barbosa, 149, Centro – Curitiba.

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Além da bênção (que acontece no espaço entre a capela e a biblioteca, das 10h às 16h, e no formato drive-thru, do meio-dia às 14h) acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária estarão presentes para dar dicas e orientações aos tutores de pets. Também haverá a participação do Instituto Aumigão com a feira de adoção de cães, uma feira gastronômica e distribuição de mudas de plantas.

Endereço: R. Imac. Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba

Paróquia Santa Margarida – Santa Felicidade

Benção dos animais dia 07/10, das 10h às 11h
Endereço: Rua José Valle, 1160 – Santa Felicidade, Curitiba

Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho – São Braz

Benção dos animais dia 07/10, às 10h e 16h
Endereço: R. Eduardo Jarnicki, 273 – São Braz, Curitiba

Paróquia Nossa Senhora da Cabeça – CIC

Benção dos animais dia 07/10, das 10h às 11h e das 15h às 16h
Endereço: R. Eduardo Jarnicki, 273 – São Braz, Curitiba

 

Paróquia Santa Cruz e Santa Efigênia – Barreirinha

Benção dos animais dia 08/10, após a missa das 10h
Endereço: Av. Anita Garibaldi, 4200 – Barreirinha, Curitiba

 

Paróquia Bom Pastor – Vista Alegre

Benção dos animais dia 04/10, das 15h às 18h
Endereço: Rua Victório Viezzer, 810 – Vista Alegre, Curitiba

 

Paróquia Santa Quitéria

Benção dos animais dia 07/10, às 16h
Endereço: R. Prof. Fábio de Souza, 1.126 – Santa Quitéria, Curitiba

 

 

 

__

Por

Comunicação Arquidiocese de Curitiba