Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado pela Pascom e pelo Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e a Pastoral de Comunicação (Pascom) de Curitiba realizaram, no dia 8 de maio, o Jubileu dos Profissionais e Agentes da Pastoral da Comunicação, em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais. A celebração foi presidida por Dom José Mario Angonese, Bispo referencial da Comunicação da Arquidiocese Curitiba.

“Nesta celebração tivemos a oportunidade de estar em contato com os comunicadores de outras Paróquias, ver a Pastoral da Comunicação se fazendo presente em tantos lugares, com realidades diferentes, mas com o mesmo desejo ardente de evangelizar e anunciar o Cristo, isso nos motiva a seguirmos cada vez mais firmes e alegres nesta Missão”, afirma Floriano Pinto da Silva Junior, Coordenador Paroquial da Pascom da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Colombo.

O trabalho da Pascom é feito por voluntários, que se revezam na missão de divulgar o evangelho. “Nós, como agentes de comunicação, temos que utilizar as tecnologias e mostrar o que está acontecendo dentro das paróquias para o meio externo. E muitas vezes não é só de dentro da paróquia para fora, é entre as pastorais”, afirma o Coordenador da Pascom da Arquidiocese de Curitiba, Antonio Kayser.

O Padre Mario Spaki, Coordenador Executivo da CNBB Regional Sul 2, também falou dos desafios: “O maior desafio da Igreja na comunicação é servir-se das redes sociais, dos meios convencionais – rádio e TV – não para comunicar somente a quem já está na Igreja. Seria como não pescar no pesque e pague, mas pescar no rio aberto, porque se nós só comunicamos para quem está na Igreja a nossa comunicação não tem ainda a pegada que deveria ter”.

Na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco escolheu como tema a relação entre comunicação e misericórdia, em sintonia com o ano santo que estamos vivendo. “O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus”, afirmou o Pontífice. “O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa. Num mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade”, concluiu o Papa.

Assista abaixo à reportagem sobre a importância da comunicação para a Igreja Católica:


Fotos: Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe