Diáconos permanentes participam de Retiro Canônico

Aconteceu no último final de semana, dias 15 a 17 de setembro, no Centro de Espiritualidade Passionista, em Ponta Grossa, o Retiro Canônico dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Curitiba-2ª turma e contou com a participação de 63 diáconos permanentes, algumas esposas também participaram.

O encontro contou com a assessoria de Dom Reginei José Modolo, Bispo Auxiliar de Curitiba, com o tema “Vocação diaconal e seu ministério na Igreja”, levando os diáconos a refletirem sobre pontos cruciais na caminhada no ministério, a vida e seu encontro com Deus diante da prática humilde ao serem servos obedientes de acordo com a vontade de Deus. Proporcionou também reflexões sobre Kyrios, Cristo como o centro da nossa vida; A oração do Pai Nosso e o Diaconato; e finalizou com um sobrevoo sobre o ministério diaconal:

“Que os seus ministérios não sejam igual ao de Pedro, que decide seguir Jesus à distância em certo momento. Mas sim, como João, que foi próximo e nunca o deixou, seguiu em todo o percurso do calvário;

Que o ministério dos Diáconos Permanentes seja seguir a Jesus Cristo, ensinar com amor e junto ao Bispo e Sacerdotes, apascentar as ovelhas que a Deus pertence.
Que Deus os conduza no seu ministério, não sendo como Simão, o Cireneu, que ajudou a carregar a Cruz, porque foi forçado. Mas sim como Veronica, ultrapassando todas as barreiras para ajudar enxugar o rosto de Jesus. Hoje o povo de Deus, tão necessitado e carente de uma palavra de amor e de compaixão; pois quando se confia em Deus, supera qualquer situação.”

Confira como foi o retiro:

__

Texto escrito por Elizete Zati | PASCOM Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Butiatuvinha