Dom Pedro Fedalto completa 97 anos

Nesta sexta-feira 11 de agosto Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, completa 97 anos de idade. Destes, 70 anos dedicados ao sacerdócio.

dom-pedro-fedalto

Trajetória

De nacionalidade brasileira e descendência italiana, dom Pedro Fedalto nasceu no dia 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo.

O religioso foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e sua sagração episcopal ocorreu em 28 de agosto de 1966. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba de 1966 a 1970 e administrador apostólico diocesano no ano de 1970, após a morte de dom Manuel da Silveira, sendo empossado como arcebispo no dia 28 de fevereiro de 1971.

Turma de D. Pedro Fedalto no Seminário, em 1946

Durante os 33 anos de episcopado, dom Pedro Fedalto criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, acolheu congregações femininas e masculinas e foram construídas 47 igrejas.

A vinda do papa João Paulo II a Curitiba, em 5 de julho de 1980, também foi um dos feitos marcantes de quando ele esteve à frente da Igreja de Curitiba.

São João Paulo II e Dom Pedro Fedalto - chegada a Curitiba / Arquivo Arquidiocese de Curitiba
São João Paulo II e Dom Pedro Fedalto – chegada a Curitiba / Arquivo Arquidiocese de Curitiba

Para marcar a data, celebrações serão realizadas em ação de graças no Seminário São José, onde reside atualmente. Recentemente, Dom Pedro recebeu a equipe de Comunicação da Arquidiocese que registrou sua história contada por ele mesmo. Confira o vídeo na íntegra:

whatsapp-image-2023-07-12-at-10-31-23

Dom Pedro Fedalto comemora 97 anos | Foto: Comunicação da Arquidiocese de Curitiba