Dom Peruzzo orienta padres sobre cerimônias online na Semana Santa

Dom Peruzzo enviou um comunicado aos padres com orientações sobre a Semana Santa (Imagem: Arquidiocese de Curitiba)
Dom Peruzzo enviou um comunicado aos padres com orientações sobre a Semana Santa (Imagem: Arquidiocese de Curitiba)

O Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, enviou nesta quarta-feira, 24 de março, uma correspondência aos padres, com orientações sobre as celebrações da Semana Santa. Mesmo com a redução dos índices de contaminação por Covid-19 nos últimos dias, não há certeza sobre a liberação das celebrações presenciais, por isso, a orientação é para que as Paróquias estejam preparadas para realizar os rituais com transmissões pela internet ou outros meios.

 

 

“As medidas restritivas destas últimas semanas trouxeram alguma distensão na transmissão do vírus na região de Curitiba. Antes a média potencial de transmissão viral estava na razão de 100 pessoas infectadas que potencialmente contagiavam 141 outras (1/1.41). Agora já diminuiu para menos de 90. Mesmo assim é difícil saber o que será definido pelas autoridades para a próxima semana. Queira Deus que possamos celebrar os dias pascais com a presença de pessoas, ainda que seja em número bem restrito. Tudo aponta para novas diretivas na próxima segunda-feira”, afirma o Arebispo.

Dom Peruzzo recomenda que os líderes religiosos sigam as disposições enviadas pela Santa Sé e assumidas também pela CNBB sobre as celebrações da Semana Santa em tempos de pandemia. “Destaco a importância das transmissões pelos meios digitais. Que o padre e sua comunidade estejam próximos. E que as celebrações tenham profundidade espiritual. Nossa gente está muito sensível. Muitos anseiam por consolo e esperança”, frisa.

A Missa do Crisma, marcada para o dia 01 de abril, será realizada na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, às 11h. “Solicito que estejam presentes os padres Coordenadores de Setor e os Coordenadores de Área. Eles representarão todo o Clero”, alertou o Arcebispo na carta. Ele lembrou que o local foi escolhido por ser bastante espaçoso e possibilitar a transmissão televisiva.

Já sobre a Coleta da Campanha da Fraternidade, inicialmente prevista para o Domingo de Ramos (28 de março), Dom Peruzzo anunciou que deverá ser realizada na Festa de Corpus Christi, desde que as condições permitam. E salientou: “São muitos os projetos ensejados em favor dos pobres. O que se apurar nas igrejas católicas será integralmente direcionado a projetos católicos. E a pobreza cresceu. Muito. A fome voltou”.