“É na fraqueza que se revela a Sua graça” – Testemunho do Congresso Missionário 2023

“É impossível amar a Deus e não trabalhar para sua glória” – Bem-Aventurada Clélia Merloni

Com a alegria própria da Missão, no dia 01 de outubro no colégio Santo Anjo estivemos reunidos no importante acontecimento eclesial: o Congresso Missionário Arquidiocesano de Curitiba, que dedicou um espaço especial a celebração dos 180 anos da Obra Infância Missionária, celebrando seus 30 anos na Arquidiocese. Por ser parte desta história, do seu renascimento aqui e também a nível nacional, tive o privilégio de participar da mesa redonda com os assessores: Ir. Ivone Camerini, Felipe Koller, Rosana Moraes, Ir. Ângela, Maristela e Sara (Adolescente Animadora da IAM) tendo por moderador, Pe. Marcondes Barbosa (Coordenador da Comissão da Dimensão Missionária da Arquidiocese de Curitiba), que animou todo o evento. Foi um momento de muito entusiasmo recordando e partilhando a formação dos primeiros grupos, a elaboração dos primeiros materiais (bastante artesanalmente, ainda com a máquina de datilografia e a famosa pastinha contendo: o primeiro manual da IM com espiritualidade e mitologias próprias, lâminas para colorear, o K7 com cantos, gravado pelos primeiros grupinhos da IM, o adesivo, a cruz da IM, a camiseta…); pastinha esta que, desde Curitiba, circulou até o Norte e o Sul do Brasil, servindo como apoio aos iniciantes! Assim a Infância Missionária, agora IAM, foi pipocando por essas terras e em poucos anos se tornou uma esperança viva de uma Igreja mais conscientes de ser essencialmente missionária e do protagonismo, consistente e ativo, dos leigos no Espírito Santo. Nisto também se manifesta a atualidade da IAM, como uma resposta a alguns desafios constatados no processo de escuta sinodal, onde foram olhadas mais de perto as diferentes realidades eclesiais e detectados alguns desafios, entre eles:

  • Necessidade de cristão mais bem formados, conscientes e protagonistas
  • A compreensão de que a dimensão missionária é inerente à própria natureza da Igreja

“Para mim foi todo um presente e uma bênção esta oportunidade de reencontrar tantos missionários de alma grande, generosos na entrega… que se deixam conduzir pelo Espírito num constante ‘Ide e Evangelizai’, e assim, poder recordar juntos essa fecunda experiência eclesial de ‘Corações ardentes e pés a caminho!'” disse a Irmã Rosa Luisa Manfroi, ascj

Aos 30 anos do reinício da IAM no Brasil, impulsada desde nossa Arquidiocese de Curitiba, celebramos sua presença em 126 dioceses brasileiras, com aproximadamente 1.000 grupos, e 30.000 crianças e adolescentes!

“Recordo que, ao realizar os encontros de divulgação da IAM, contava esta história da semente do Pepê e Jotabê. Ainda hoje ela continua sendo uma analogia do processo significativo vivido pela IAM… Toda a riqueza já está na semente, basta um pouco de terra boa e a vida acontece!”, recordou ela.

 

A IAM é uma comprovação do eterno estilo de Deus que querer contar com o pequeno, com o nosso pouco, (levedura, sal, lâmpada, grão de mostarda…) porque é na fraqueza que se revela a Sua graça (Cfr. 2 Cor 12,9), porque pela graça somos salvos, por meio da fé; e isto não vem de nós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Cfr. Ef 2,8-9)

“Missão é partir, caminhar, sair de si…” – Dom Hélder Câmara

 

__

Por

Irmã Rosa Luisa Manfroi, ascj para a Comissão da Dimensão Missionária