É tempo de construir novos caminhos

Pe. Waldir Gomes Zanon Júnior
Assessor Eclesiástico do Setor Juventude

“Construir um caminho novo implica reconhecer que já se fizeram muitas coisas no processo vivido por tantas pessoas. Não se trata de começar de novo… O caminhar com a juventude também supõe algo já vivido, parte sempre de sua história, de suas condições de vida, a exemplo de Jesus, que anuncia o Reino de Deus a partir de seu aprendizado da vontade do Pai e de seu caminhar com as pessoas de quem ele se aproxima.” (Civilização do amor n. 453).

Fala juventude!

Com muita alegria chegamos ao final de mais um ano de grande esforço em prol da evangelização da juventude. Tempo este muito propício para agradecer a Deus todos os trabalhos realizados em nossas expressões juvenis e nos grupos paroquiais.

Para que o ano vindouro seja ainda melhor na evangelização da juventude é muito importante neste tempo avaliar a caminhada de cada expressão e de cada grupo e programar as atividades do próximo ano.

No final do ano de 2015, na Assembleia anual da juventude, assumimos como prioridades para 2016 a formação integral, a articulação da juventude pelos setores pastorais e a assessoria de adultos que acompanhem os grupos de jovens.

De que modo isso aconteceu na sua expressão e no seu grupo?

Neste sentido o Setor Juventude procurou promover a escola para jovens e adultos que acompanham a juventude trabalhando os temas da formação integral. Bem como já podemos contar com a ajuda de alguns jovens articuladores na integração dos setores.

A JMJ 2016 em Cracóvia contou com a presença de jovens de nossa Arquidiocese que foram nossos correspondentes diretamente da Polônia. E como não falar do DNJ 2016 no Santuário da Divina Misericórdia, que foi marcado pela missão da juventude que mesmo com as dificuldades climáticas não deixou de sair para bater de porta em porta, evangelizar no CEASA, nos terminais de ônibus e até mesmo na Unidade de Saúde!

Não deixem de conferir o calendário diocesano para 2017, porque na comunhão vamos mais longe na evangelização da juventude!