Escola de Comunicação volta ao IAFFE totalmente reformulada em 2023

Uma das novidades do Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé (IAFFE) em 2023, é o retorno da Escola de Comunicação. A formação será composta por nove módulos, totalmente presenciais, com temas formativos voltados à comunicação pastoral.

Os módulos acontecerão uma vez por mês, no bloco amarelo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), sempre aos domingos pela manhã, das 8h às 12h. Os materiais produzidos pelos facilitadores serão disponibilizados aos participantes.

 

Escola de Comunicação

A Escola de Comunicação foi lançada em 2021, mas devido à pandemia da Covid-19, as aulas aconteceram somente de forma remota naquele ano. Em 2022, o curso não aconteceu, e a Comissão de Comunicação Arquidiocesana aproveitou o período para reformular todo o conteúdo programático.

Em 2023, o foco será a atuação prática dos agentes comunicadores, sejam eles da Pastoral da Comunicação ou o público geral das comunidades, como catequistas, jovens, ministros da Palavra e da Eucaristia, líderes de grupos, membros de comunidades vocacionais e institutos religiosos, etc.

Confira o conteúdo programático e os assessores responsáveis pelos temas, em 2023:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ASSESSOR
A comunicação sob a ótica pastoral e espiritualidade do comunicador João Eduardo
Novas mídias: um espaço a ser evangelizado Pe. Clayton Munhoz
Fotografia religiosa: o sagrado através das lentes Bruno Fabiano
Streaming Religioso e liturgia: tudo e que você precisa saber para transmitir o sagrado Diác. Cleverson
Como valorizar o trabalho pastoral através da Assessoria de Imprensa Marlise Groth
Transforme conteúdos evangelizadores em vídeos e podcasts Wesley de Assis
Produção de conteúdo para sites, blogs e redes sociais João Eduardo
Planejamento estratégico para uma boa comunicação pastoral Pe. Clayton Munhoz
Oratória para comunicadores Adriane Werner

 

O objetivo da escola é oferecer um espaço de reflexão e partilhas sobre a comunicação, sua natureza, suas práticas na Igreja e sociedade, além dos desafios provocados pela cultura das novas tecnologias à luz dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área.

 

Inscrições e certificado

As inscrições para a Escola de Comunicação do IAFFE 2023 já estão abertas (CLIQUE AQUI)! A taxa de matrícula custa R$50,00 e a mensalidade R$30,00.

O certificado de participação será entregue ao final do curso aos participantes que comprovarem, no mínimo, 75% de frequência.

Datas das aulas: 12 de março, 16 de abril, 21 de maio, 18 de junho, 16 de julho, 20 de agosto, 17 de setembro, 22 de outubro e 12 de novembro.

 

Currículo dos assessores

 

padre-claytonPadre Clayton Munhoz: Formado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi de Curitiba e Teologia na Faculdade do Mosteiro de São Bento de São Paulo. Foi coordenador de comunicação da Congregação de Dom Orione e trabalhou com Desenvolvimento de Negócios e Inteligência Comercial na Comunica.in. Foi missionário na Índia e em Moçambique. Atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura e Arte Sacra, vigário do Santuário Nossa Senhora do Carmo e assessor eclesiástico do Setor Juventude.

 

 

brunoBruno Fabiano: Formado em Publicidade e Propaganda pela TECPUC, proprietário da Onofre Criativa, empresa especialista em gerenciamento de Redes Sociais e Social Media e com trabalhos audiovisuais. Trabalhou por cinco anos no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e desde 2017 atua na fotografia sacra, fotografando todos os tipos de cerimônias, como missas votivas, novenas, ordenações religiosas, batizados, 1ª comunhão, Crisma, etc.

 

 

 

 

diacono-cleversonDiácono Cleverson Teixeira: Mestre de Cerimônias da Arquidiocese de Curitiba; coordenador arquidiocesano dos coroinhas, acólitos e cerimoniários paroquiais; diácono permanente, atuante na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais; Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano, com especialização em Sagrada Escritura, pela Faculdade Vicentina.

 

 

 

 

marlise-grothMarlise Groth: Carreira desenvolvida na área de Comunicação Social; experiência de 25 anos em comunicação, sendo 15 em assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia e gerenciamento de crises; nove anos de prática em jornal diário em diferentes editorias; seis anos como professora do curso de jornalismo da Univali-SC; coordenação de planejamento e projetos organizacionais. Proprietária da Mem Comunicação.

 

 

 

wesley-assisWesley Assis: Gerador de conteúdo digital: social mídia, consultor de marketing, designer digital e web designer; formador de ensino na Comunidade de Aliança Católica Santa Cruz; Graduação na Universidade Positivo – Sistemas de informação; auxiliar de marketing na Arquidiocese de Curitiba.

 

 

 

 

joao-eduardoJoão Eduardo: Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNOPAR, especialista em Marketing Digital e Mercado pela USP/SP, empresário e palestrante na área de Comunicação. Foi palestrante no MutiCom Paranense em 2016. Atualmente é integrante da Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba e ministra formações para Ministros Leitores da Palavra.

 

 

 

 

adriane-wernerAdriane Werner: Formada em Jornalismo, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Atua há 30 anos com Jornalismo. Tem experiência em televisão (por 16 anos atuou na RIC – afiliada à Rede Record no Paraná, onde dirigiu o departamento de Jornalismo, além de ter sido repórter, editora-chefe e âncora de telejornal e programas de debates e entrevistas). Tem experiência também em rádio, jornal e Assessoria de Imprensa. Foi coordenadora de Comunicação da APRS – Associação Paranaense de Supermercados (2012-2014), da Câmara Municipal de Campo Largo (2016-2017) e da Cúria Metropolitana de Curitiba (2020-2022). Há mais de 15 anos dedica-se a palestras e treinamentos sobre Relacionamento com o Cliente, Marketing de Relacionamento, Marketing Pessoal, Oratória, Relacionamento com a Imprensa e Comunicação para Vendas. É autora e coautora de oito livros sobre Comunicação, entre eles “Oratória Descomplicada – dicas práticas para quem quer se comunicar melhor”. Em 2020, escreveu o capítulo “Novos palcos, novos oradores” para o livro “O Outro Lado da Máscara – como ser relevante na comunicação e no marketing em um mundo pós-pandemia”.

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba