Faleceu o padre Antônio Carlos Baggio

Na noite de 24 de dezembro de 2022, por volta das 22h30, o Reverendíssimo Padre Antônio Carlos Baggio realizou a sua Páscoa. O sacerdote foi Reitor do Seminário Maior Teológico Rainha dos Apóstolos entre os anos de 1972 e 1982.

Por este motivo, o atual Reitor do Seminário, padre Fabiano Dias Pinto, escreveu a seguinte mensagem:

“Homem de aguçada inteligência, suas capacidades o fizeram exemplar na dedicação ao que acreditava.

Eu o conheci ainda menino. Era primo de minha tia, originário da Legendária Lapa, terra de heróis e berço de meus antepassados do lado paterno. Não raro ele me dizia: “Caríssimo, como vai, Lapeaninho?” Ao que eu respondia: “Só pela metade, nasci na capitaR”. E assim guardo aquele seu sorriso tímido, de canto de boca, mas sincero como suas opiniões.

Admirava sua convicção, sua espiritualidade e discrição. Muitas vezes falamos por horas, tantas outras me atendeu em confissão.

Obviamente tínhamos opiniões divergentes, devido sobretudo ao conflito de gerações, mas ele inspirava confiança e respeito, e mesmo com sua inevitável e compreensível resistência às novidades, procurava atualizar-se. Tanto assim que nossa última prosa foi longa, e ele pedia que quanto antes o ajudasse a informatizar o Tribunal Eclesiástico.

Teólogo, Canonista, exímio latinista e dotado ainda de tantos outros predicados morais e intelectuais, sua vida silenciosa também foi uma Proclamação do Reino de Deus, especialmente nas últimas décadas como Vigário Judicial. Suas falas eram poucas, mas incisivas, precisas e centradas no essencial.

Indubitavelmente perdemos neste mundo um dos grandes vultos do clero católico. Contudo, ganhamos no céu uma figura exemplar na Comunhão dos Santos.

Imagino que está no céu, contemplando seu Senhor, tal qual fazia quando era visto em oração na Capela da Curia Metropolitana.

Agora rogamos que possa ele falar de nós e por nós lá em cima, junto da Rainha dos Apostolos e dos Santos, especialmente com Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein). Encantado com o holocausto desta brilhante santa, dizia que devemos também ofertar-se a Deus diariamente, e por isso fez-se profundamente devoto, a ponto de lhe cunhar uma imagem no átrio da Igreja e uma estátua no Centro Pastoral da Capela Santa Catarina Laboure.

Pe. Baggio, sua partida deixa na memória dos que o conheceram um legado de seriedade e respeito como alguém que construiu na discrição e sem alardes, ‘fortiter in re’, a história da Igreja Católica na Arquidiocese de Curitiba. Sua vida e testemunho permanecem conosco e ‘ainda que esteja morto, falará'”.

DEFUNCTUS ADHUC LOQUITUR
(Hebreus 11,4)

Descanse em Paz! Rogue por Nós!
Amém

Curitiba, Natal do Senhor de 2022
Pe Fabiano Dias Pinto – Reitor do Seminario Rainha dos Apóstolos