7 filmes que nos ajudam a compreender melhor a Eucaristia

No mundo frenético em que vivemos, diversas são as situações que nos induzem a olhar mais para o exterior do que para o nosso interior. Consequentemente, descuidamos do silêncio que nos leva à interioridade. Esse silêncio não é simplesmente parar de falar ou evitar ruídos, mas uma postura profunda de quem quer ouvir Aquele que muito nos tem a falar.

Estamos prestes a celebrar a Solenidade de Corpus Christi, dia de muito louvor a Jesus Eucarístico, mas também um momento de ouvir o Senhor no silêncio do nosso coração, porque Ele quer fazer morada em nós.

:: Confira a programação completa do Corpus Christi Curitiba 2022

Por isso, selecionamos sete filmes que nos ajudam a silenciar e compreender mais a Eucaristia. Confira:

 

1. O maior milagre

(Disponível na Netflix – 1h8min)

Este filme de animação traz à tona o significado espiritual da missa católica com base nos escritos da mística Catalina Rivas (Missionária leiga do Coração Eucarístico de Jesus).

O filme conta a história de três personagens. Uma mulher viúva que precisa conciliar o trabalho e filho pequeno, um motorista que recebeu a notícia que seu filho está doente e uma idosa que sofre com a dependência no final da vida. Essas histórias se encontram na Igreja que fica no centro da cidade. E todos recebem ajuda dos seus anjos da guarda para ver o Milagre de Jesus e também reconhecerem os seus erros. Além de ilustrar para todos a Santa Missa inclusive o momento da confissão, também nos ensina o valor de sermos bons, de sentirmos amor ao próximo e a certeza que Deus está sempre conosco, não importa o momento de dificuldade. E que Maria, nossa mãe, nos entende na sua misericórdia. Basta compartilharmos as nossas aflições e os desejos do nosso coração que seremos ouvidos e intercedidos.

 

 

 2. Corpus Christi – O Filme

(Disponível no YouTube – Canção Nova Play – 28 min)

Produção brasileira, feita pela TV canção Nova, que relata os episódios que deram origem à festa de Corpus Christi na igreja, apresentando a irmã Juliana de Liége, a quem Deus revelou em 1258 que gostaria que a festa do Corpo de Deus (Corpus Domini) fosse celebrada em toda a igreja, segredo esse que Santa Juliana guardou por 20 anos.

 

 

3. Apóstolo Pedro e a última ceia

(Disponível no YouTube – 1h32min)

O ano é 67 d.C. Os romanos continuam a perseguir os adeptos do cristianismo, acusados de conspiração contra o Império. Nesse momento, dois carcereiros da Prisão Mamertina prendem o apóstolo Simão Pedro da Galileia, já ancião. Em um emocionante relato, o discípulo e amigo de Jesus relembra a sua forte amizade com o Salvador, os Seus atos de bondade e os momentos de ensinamentos. O apóstolo conta em detalhes um dos fatos mais importantes da História da humanidade, a Última Ceia, na qual Jesus repartiu o pão, compartilhou o vinho, lavou os pés dos presentes e anunciou a traição de um dos apóstolos. Por meio de vívidas lembranças, Pedro mostra que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6).

 

 

4. O Véu Removido

(Disponível no YouTube – 7min)

Este curta-metragem com o título “THE VEIL REMOVED” (O véu removido) mostra a beleza e a sublimidade da Santa Missa. Durante a celebração de todas as missas celebradas no mundo inteiro faz-se presente a Igreja militante (que somos todos nós), a Igreja padecente (os que se encontram no purgatório) e a Igreja triunfante (todos os que estão no céu). Este é o Corpo Místico de Cristo!

 

­­­­­­­­­­5. Marcelino Pão e Vinho

(Disponível no YouTube – 1h26m)

“Marcelino Pão e Vinho”: o filme que fez o mundo chorar a partir de 1955, encantando gerações por suas exaustivas reprises nos cinemas até meados da década de 70 e posteriormente na TV. Filme produzido e dirigido pelo húngaro Ladislao Vajda, foi um filme espanhol, estrelado pelo menino Pablito Calvo que ganhou a Menção Honrosa do Festival Internacional de Cinema de Cannes naquele ano. A fita conta a história de Marcelino, um menino deixado na porta de um mosteiro e criado por 12 frades. Aos 6 anos, ele é um menino cheio de imaginação e afeito a travessuras. Em um dia, ele oferece um pedaço de pão e um pouco de vinho a uma imagem de madeira de Jesus Cristo, que aceita a oferta e passa a conversar com o menino. É o início de uma grande amizade e de um milagre que modificará para sempre a vida dos moradores daquele vilarejo. Recordes de bilheteria mundo afora e um turbilhão de lágrimas que marcaram gerações.

 

 

6. Eucaristia – O Pão da Vida

(Disponível no YouTube – 40min)

“Eucaristia – O Pão da Vida” é um documentário realizado pela produtora Videologia Comunicação. Um registro aprofundado da evolução do Cristianismo a partir da Santa Ceia e um convite a reflexão sobre a atualidade do sacrifício de Cristo. Fato analisado pelo viés das experiências dos fiéis com a Eucaristia e conta com o parecer de filósofos, teólogos e representantes de outras religiões como judeus, protestantes e ortodoxos.

A produção parte do pressuposto de que o mistério da Eucaristia é a base de toda a fundamentação do cristianismo, e isso abre leque para ouvir a análise de pessoas que vivem integralmente o sacramento, apenas estudam ou admiram de forma ecumênica o aspecto espiritual e antropológico do mesmo. Os entrevistados dão pistas por meio dos fragmentos de suas experiências e interpretações de uma cultura apaixonante e de uma fé, que apesar de se sustentar por mais de 2.000 anos, traz em seu “DNA” uma proposta extremamente atual, embasada principalmente no amor e no respeito ao próximo.

O documentário conta com mais de 120 horas de material captado em dois dos maiores países católicos do mundo: Brasil e Itália. Todo esse esforço se transformou em um filme de 40 minutos.

 

7. Vivo – Quem está aí?

O documentário “Vivo” (em inglês “Alive”), sobre o poder da Eucaristia, ainda não estreou no Brasil, mas fez sucesso nos cinemas dos Estados Unidos. No dia de sua estreia no país, a produção ficou entre os 10 filmes de maior bilheteria, superando grandes produções de Hollywood.

O documentário espanhol conta histórias e testemunhos reais de pessoas que transformaram suas vidas graças ao poder da Eucaristia. O filme foi dirigido por Jorge Pareja e o roteiro é de Jaime Pineda. É uma iniciativa pastoral do padre José Pedro Manglano, que foi produzido pela Hakuna Films e distribuído internacionalmente pela Bosco Films.

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo