Luciane Alves Lopes – Pascom Arquidiocese de Curitiba
A Comissão Litúrgica da Arquidiocese de Curitiba realizou neste sábado, dia 3 de fevereiro, o Encontro Arquidiocesano de Formação e preparação para a Quaresma e a Páscoa, que lotou o Salão Nobre da Cúria da Arquidiocese de Curitiba. O público era formado por líderes e agentes de pastorais da Arquidiocese.
O encontro teve a presença de Dom Amilton Manoel, bispo auxiliar de Curitiba, e Pe José Airton de Oliveira, coordenador da Comissão Litúrgica. A animação ficou por conta de Jackson e Silvia.
A espiritualidade inicial foi conduzida por Pe. Luis Carlos, que fez uma reflexão sobre a Quaresma. Segundo ele, durante esse período nossa oração se torna mais intensa e a penitência mais acentuada, sendo um tempo de retorno a Deus, de oração e de abertura aos outros. A Quaresma se vive na simplicidade de nossos corações e deixando a graça acontecer.
Dando continuidade, o díacono Cleverson explicou sobre a Campanha da Fraternidade. Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a Igreja quer proclamar que a violência, em suas mais diversas faces, é um mal inaceitável como solução para todo e qualquer problema, não sendo digna do homem. Ela destrói tudo que visa a defender a vida, a dignidade e a liberdade dos seres humanos.
No que se refere ao lema “Vós sois todos irmãos”, há a busca do resgate do sentido de confraternização e fraternidade entre todos os povos, pois são filhos de um mesmo Pai, que, sob a luz do Evangelho, faz o convite à não violência.
Houve ainda uma formação sobre canto e liturgia na Quaresma, que nessa época são ricos de simbologias e detalhes. Quanto maior o conhecimento e a preparação, melhor será tocado o coração dos fiéis das comunidades, que acolherão a graça que Deus quer comunicar por meio de sua Palavra.
A Comissão Litúrgica agradece a todos os voluntários pela realização deste encontro!
Veja abaixo as fotos do Encontro:
[FAG id=9323]