Formações sobre a Campanha da Fraternidade 2020 contam com assessoria de padre da Arquidiocese de Curitiba

O Padre Danilo Vitor Pena, coordenador da Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba, tem realizado assessoria em eventos de capacitação de lideranças para a Campanha da Fraternidade 2020 em dioceses diversas do Brasil.

Padre Danilo na formação do CNBB Sul 4. Foto Franklin Machado

O padre participou em 2019 do Seminário Nacional da Campanha, em Brasília, conduzido por Dom Joaquim Mol, Dom Ricardo Hoepers e Padre Patricky Samuel Batista, secretário executivo das Campanhas da CNBB. Na sequência, assessorou os seminários regionais da CNBB Sul I (São Paulo), Sul II (Paraná) e Sul IV (Santa Catarina). Colaborou neste ano de 2020 já em paróquias da Arquidiocese de Uberaba (MG), na Arquidiocese de Londrina(PR) e estará nos próximos dias na Diocese de Caçador (SC), na Diocese de Apucarana e na diocese de São José dos Campos (SP), além de encontros em universidades e escolas.

“Minha colaboração se dá com entusiasmo missionário e acreditando no grande potencial sócio transformador da Campanha da Fraternidade”, comenta padre Danilo. Apresentando o teor do texto-base da CF, o padre tem destacado a necessidade do cuidado com o próximo como pista pastoral de trabalho, ressaltando a necessidade de um trabalho pastoral com vivência de fé, maduro, que se torne presença, que leve as pessoas a experiências de proximidade. “Não podemos levar apenas uma sopa noturna para quem vive nas ruas e, no dia seguinte, fazer como quem não conhece seu rosto”, provocou o Padre Danilo, fazendo referência à ‘Revolução do Cuidado’ que o texto-base da CF  propõe neste ano.

Seminário da CNBB Sul 2. Foto: Pe. Valdecir Badzinski

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), a Campanha da Fraternidade de 2020 busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade e no planeta.

Para o Padre, tem sido muito boa a participação das lideranças da Igreja que serão multiplicadoras do texto-base da Campanha da Fraternidade: “Tivemos momentos ricos de capacitação, com inspiração pela visão samaritana de uma Igreja que olha, que cuida e se propõe a ressignificar a proposta de uma Igreja em saída e vai ao encontro dos mais vulnerabilizados”, como declarou após o encontro do Regional Sul II da CNBB.

Os encontros de capacitação de lideranças antes da abertura da Campanha da Fraternidade contribuem para dar direção para que o texto-base seja desdobrado junto às estruturas pastorais de cada Igreja local,  “em especial, às pastorais sociais”, complementa o assessor. A abertura oficial da CF 2020 é na quarta-feira de cinzas, neste ano em 26 de fevereiro.

Em Curitiba, será realizado também um Seminário de formação sobre a Campanha da Fraternidade, voltado para lideranças que possam multiplicar o tema em seus grupos. Será no dia 10 de fevereiro, às 19h, no auditório da TV Evangelizar – em frente ao Terminal Guadalupe.
Saiba mais aqui sobre o Seminário e garanta sua inscrição.