Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (29), no Salão Nobre da Cúria Metropolitana, representantes de instituições sociais estiveram reunidos na cerimônia de assinatura de contratos dos projetos contemplados pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) 2022.
O evento iniciou às 9h30 com uma apresentação musical de crianças e adolescentes do projeto Passos da Criança, contemplado com recursos do FDS 2019. Logo após, o arcebispo metropolitano dom José Antonio Peruzzo saudou os presentes e falou sobre a importância desta proposta solidária da Campanha da Fraternidade (CF) todos os anos: “A solidariedade é uma das linguagens de maior desprendimento. Eu ofereço só porque quero o bem, não porque espero recompensas ou gratificações.”

Após a proclamação da leitura da Carta de São Tiago 2, 1-4, os integrantes do Comitê Gestor do FDS que compuseram a mesa, fizeram suas considerações sobre a CF e os projetos contemplados: “Vocês colocam o esperançar na vida das pessoas”, disse Salete Bez, coordenadora da CF 2022 na Arquidiocese de Curitiba, ao se referir às instituições presentes.
Também compondo a mesa, o diácono Antônio Bez, coordenador da Comissão da Dimensão Sociotransformadora e esposo de Salete Bez, destacou a criatividade dos diversos projetos analisados pelo Comitê Gestor e complementou: “Pequenos gestos são capazes de transformar uma vida.”
O padre Alexsander Cordeiro Lopes, responsável pela Ação Evangelizadora da Arquidiocese, fez questão de ressaltar a proveniência dos recursos que irão sustentar os projetos contemplados: “É um dinheiro sagrado, pois muitos doam o que não têm para quem tem menos ainda.”
Os projetos contemplados
Na segunda parte da cerimônia, as 14 instituições contempladas foram chamadas, em ordem alfabética, para a assinatura do contrato. Cada representante recebeu uma placa em acrílico com o nome do projeto, a logo do FDS e o brasão da Arquidiocese de Curitiba.
Foram contemplados os seguintes projetos:
- “Avental da Fraternidade”, do Centro Social Santa Rosa de Lima;
- “Brincando com o saber”, da Igreja Ágape;
- “(CON)Vivendo em novos Contextos”, da Associação Iniciativa Cultural;
- “Costurando e Pintando Oportunidade – 2ª edição, do Santuário Nossa Senhora da Salette;
- “Crescimento em Massa”, da Associação Guadalupana de Educação Lassalista;
- “Cursinho Popular Ubuntu”, da Pastoral Afro-Brasileira – Mitra da Arquidiocese de Curitiba;
- “Educar para a Vida”, da Rede Esperança.
- “FISCI – Feira de informações sobre Câncer Infantojuvenil”, do Instituto Gaspar;
- “Mesa fraterna”, da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões;
- “No compasso da esperança”, da Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo – Província de Curitiba;
- “ROLES – Rotas de Observação Local e Sociorreligiosa”, da Escola Arquidiocesana de Formação Fé-Política Dom Ladislau Biernaski – Mitra da Arquidiocese de Curitiba;
- “TLC em Missão nas Escolas”, do Movimento Treinamento de Liderança Cristã de Curitiba;
- “Reconstruindo Vidas”, do Centro de Ação Social São Francisco de Assis;
- “Você quer falar comigo”, do CEI Mundo Para Todo Mundo.
Os presentes também ouviram o testemunho de Bernadete da Silva, da Associação da Feira Permanente de Economia Popular Solidária. Em 2019, a instituição foi contemplada com recursos do FDS e, além de comprar duas barracas de alimentação para a feira, eles também conseguiram arrumar o telhado da associação. “Com os nossos recursos, não conseguiríamos fazer isso!”, destacou.
Novo edital
Ao final, Dom Peruzzo anunciou o lançamento de mais um edital para o segundo semestre de 2022, algo inédito na Arquidiocese de Curitiba. De acordo com o diácono Antônio Bez, os projetos que não foram contemplados poderão ser refeitos e revistos para serem avaliados novamente, mas precisam ser coerentes com o edital e o tema educação, proposto pela CF.
CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI!
__
Por
Rubhia Morais
Jornalista e Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba