V
Encontro de Escolas Católicas acontece de 4 a 6 de abril, em Aparecida do Norte (SP), e reúne mais de 100 instituições de todo o Brasil
Projetos, desafios e conquistas das escolas católicas estarão em pauta de 4 a 6 de abril, na quinta edição do Encontro de Escolas Católicas, que traz o tema “Carisma e Negócios”. O evento, promovido pela Editora Positivo e voltado para instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, pretende reunir, em Aparecida do Norte (SP), participantes de 130 escolas de 20 estados brasileiros. Do PR são 43 escolas participantes, que representam os municípios de Faxinal, Ibaiti, Londrina, Apucarana, Araruna, Cambará, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Guaíra, Guarapuava, Ipiranga, Irati, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Jesuítas, Juranda, Loanda, Mamborê, Mandaguari, Manoel Ribas, Maringá, Palmeira, Paranavaí, Pitanga, Ponta Grossa, Prudentópolis, Roncador, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã, União da Vitória, Wenceslau Braz e Quatro Barras. Essas organizações respondem por cerca de 58 mil alunos no Brasil e representam uma fatia importante da área da educação no país.
Isso porque, segundo a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) – que congrega instituições mantenedoras de estabelecimentos confessionais católicos de educação em todos os níveis, graus e modalidades -, atualmente existem no país cerca de 430 mantenedoras, 2 mil escolas, 130 instituições de ensino superior e 100 de obras sociais, totalizando 2,5 milhões de alunos atendidos e aproximadamente 100 mil professores e funcionários representados.
Além de apresentar painéis sobre os cenários e perspectivas da educação brasileira, o Encontro contempla uma série de debates e momentos de formação que envolvem temas como diversidade e formação religiosa, escola e família, trabalhos pastorais e campanha da Fraternidade. Uma mesa-redonda chamada “para além das fronteiras do ensino religioso na escola”, mediada pelo Professor Sérgio Junqueira, Pós-Doutor em Ciência da Religião e líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião, também pretende promover o diálogo inter-religioso.
Participam desta mesa o Rabino Pablo Berman (da Sinagoga Beit Yacoov e líder espiritual do Centro Israelita do Paraná); o professor de Sociologia e Teologia da Faculdade Leocádio José Correia (Falec), Rui Simon Paz; o coordenador de Pastoral do Colégio e Faculdade Bagozzi, Pe. José Alves de Melo Neto; o doutorando em Geografia da Religião pela UFPR, Elói Correa; e o pastor Ênio Starosky, diretor dos Colégios Luteranos de São Paulo e doutorando em Ciências da Religião pela Umesp.
A diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi, explica que o objetivo do evento é aprender com o passado, debater sobre o presente e refletir sobre o futuro da educação nessas instituições de ensino. “Por meio do encontro, buscamos promover a reflexão sobre o perfil e a função das escolas cristãs no cenário atual, fortalecendo-as tanto no aspecto do carisma, como no de negócio. “Sendo a escola um espaço privilegiado para a reflexão, e de diálogo com as pessoas que pensam e creem de forma diferente, entendemos que cabe à escola colaborar com uma cultura de paz”, complementa o Padre José Alves de Melo Neto, um dos palestrantes convidados. O evento será realizado no Hotel Rainha do Brasil.
Confira a programação:
V Encontro Escolas Católicas – Carisma e Negócio
Sistema Positivo de Ensino
04 de Abril de 2017 – Terça – feira
15:00 – Cenários e perspectivas da Educação Brasileira.
Palestra com Diretor Geral da Editora Positivo, Emerson Walter dos Santos.
15:30 – Pedagogia Cristã
Palestra com Professor Doutor César Nunes, numa perspectiva histórica da escola e da educação brasileira, proporcionará uma reflexão entre tradição e tradicionalismo.
17:30 – Pastoral: Evidenciando o carisma na missão.
Palestra com Professor Doutor Cesar Leandro Ribeiro, Assessor Nacional de Educação da CNBB, abordará a Pastoral como a expressão da identidade da escola católica no fortalecimento da instituição jurídica.
18:30 – Apresentação de Case Pastoral
20:30 – Jantar Homenagem
05 de Abril de 2017 – Terça – feira
08:00 – Escola Católica: entre o acolhimento da Diversidade Religiosa e a sua identidade.
Palestra com Lysvania Cordeiro, sobre a Escola Católica como um espaço de acolhida e a contribuição do Livro da Família para a realização do diálogo inter-religioso.
08:30 – Mesa redonda: Para além das fronteiras do Ensino Religioso na escola.
Com a mediação do Professor Doutor Sérgio Junqueira, promoveremos o diálogo inter-religioso com a participação dos seguintes representantes religiosos:
· Rabino Pablo Berman (Sinagoga Beit Yaacov e líder espiritual do Centro Israelita do Paraná)
· Rui Simon Paz (Professor de Sociologia e Teologia na FALEC-Faculdade Leocádio José Correia)
· Pe. José Alves de Melo Neto – Coordenador de Pastoral do Colégio e Faculdade Bagozzi
· Elói Corrêa (Doutorando em Geografia da Religião/UFPR)
· Pastor Enio Starosky (Diretor das unidades Luteranas de São Paulo)
10:30 – Intervalo
11:00 – Formação Ensino Religioso – SPE
Palestrante Norton Nicollazzi apresentará o Projeto de Formação a Distância em Ensino Religioso, do Sistema Positivo de Ensino.
12:00 – Almoço
14:00 as 17:15
Grupo A – Provincial
14:00 as 15:30 – Desafio Provincial na unificação e organização das Escolas Católicas.
Palestra com Prof.º Dr. Vanderlei Soela, abordará a importância do olhar provincial e sua gestão quanto a elaboração e unificação de escolas de uma congregação, do projeto educativo à gestão de pessoas.
15:45 – Apresentação de Cases
Grupo B – Diretores
Grupos de Trabalho (por inscrição)
Grupo 1 – Religiões, uma leitura em família: metodologias e aproximações.
Coordenador – Pe. José Alves de Mello Neto
Grupo 2 – Formação de Professores em Ensino Religioso
Coordenação – Norton Nicolazzi
Grupo 3 – Pastoral nos Anos Iniciais
Coordenação Sérgio Junqueira
Grupo 4 – EAD Católicas 2017 – Da Amazônia até os Pampas, a diversidade e a beleza dos Biomas Brasileiros: Campanha da Fraternidade 2017 – Uma Escola pela Vida.
Coordenação Wilson Galvão
18:00 – Missa no Santuário
19:00 – Visita guiada Santuário
20:30 – Jantar
06 de Abril de 2017 – Terça – feira
08:30 – Produtos e Soluções Editora Positivo
Emerson Walter dos Santos – Diretor Geral Editora Positivo
Joseph Razouk Junior – Diretor Editorial
09:30 – “A Arte do “In” possível”, com Guilhermo Santiago.
11:00 – Encerramento
Palavras finais com Acedriana Vicente Sandi, Diretora Pedagógica da Editora Positivo.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino: é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.
Sobre a Editora Positivo: fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.