Grupo Lanteri inaugura novo espaço cultural e volta a apresentar a Paixão de Cristo em Curitiba

A tradicional encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Lanteri este ano voltará a ser apresentada em Curitiba. O Grupo que vinha encenando o espetáculo em Araucária nos últimos cinco anos, retorna ao seu local de origem (Curitiba) em espaço próprio – Espaço Lanteri -, no bairro Orleans. Trata-se de uma área de 15.000 m² entre a Rodovia do Café e a Rua Amadeu Piotto, doada em comodato pela Arquidiocese de Curitiba.

“Este novo espaço cultural que a cidade ganha também irá permitir o desenvolvimento de outras atividades socioculturais para as comunidades do entorno”, comemora Júlio Rosário, um dos fundadores do grupo.

A 45 ª apresentação do grupo, que será na Sexta-feira Santa, dia 07 de abril de 2023, às 19h, irá inaugurar o novo espaço.

A ideia do grupo é construir, futuramente, uma cidade cenográfica no local para a apresentação da Paixão e de outros espetáculos.

“Uma cidade cenográfica irá permitir a criação de um ambiente teatral mais convincente e realista; vai transportar o público para uma outra época e lugar, criando uma experiência ainda mais imersiva, envolvente e emocionante”, conta o diretor artístico Aparecido Massi.

Convocação de Voluntários

Os ensaios da encenação da Paixão de Cristo já foram retomados e continuam neste fim de semana, a partir de sábado, 25 de março. Os novos voluntários já estão sendo convocados e qualquer pessoa interessada pode participar. Não é necessário fazer inscrição! Basta comparecer no local nos dias de ensaio:

  • Aos sábados (25/03 e 01/04), às 19h – Local: Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP), na Rua Frederico Maurer, 3015 – Boqueirão.
  • Aos domingos (26/03 e 02/04), às 14h30 – Local: Espaço Lanteri / Rua Amadeu Piotto, 590 – Orleans

Teatro feito pelo povo

A encenação do grupo Lanteri é a segunda maior do Brasil, ao ar livre. Envolve cerca de 1.200 mil voluntários entre atores, técnica e produção e atrai um público superior a 20 mil pessoas. A primeira apresentação do espetáculo foi em 1978, na Vila São Paulo, no Uberaba, em Curitiba.

Há mais de 45 anos o Grupo Lanteri ocupa lugar de destaque no cenário cultural de Curitiba atraindo multidões em suas apresentações populares. O lema que caracteriza o grupo é “Teatro feito pelo povo para o povo”. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais, que se renovam a cada ano.

__

Por

Assessoria de Comunicação do Grupo Lanteri

 

Assessoria de Imprensa
Glaucia Domingos
41 99909 7837
[email protected]

Produção e Coordenação
Edson Luiz Martins
41 99935 8698
[email protected]

Direção Geral
Aparecido Massi
41 99974 6330
[email protected]