Há 45 anos, Curitiba recebia a visita de São João Paulo II

Em julho de 1980, o Papa passou pela capital paranaense durante a primeira visita apostólica de um pontífice ao Brasil.

Um santo esteve entre os curitibanos. Esta é a percepção de quem relembra a visita do Papa João Paulo II à capital do Paraná, ocorrida em julho de 1980. O polonês Karol Wojtyła foi eleito líder da Igreja em 1978 e, dois anos depois, realizou uma das maiores sequências de viagens enfrentadas por um pontífice. Canonizado em 2014, João Paulo II passou a ser considerado santo pela Igreja Católica. Em 2025, o mês de julho marca 45 anos da passagem do Papa por Curitiba, durante a primeira visita de um Papa ao Brasil.

Já era final de tarde de sábado, 5 de julho de 1980. João Paulo II chegou a Curitiba a bordo do VC-96, o Boeing 737-200 da Força Aérea Brasileira. O avião que transportava o presidente da República agora estava à disposição da comitiva para realizar voos entre cidades brasileiras visitadas pelo papa. Na chegada à Curitiba, o pontífice II foi recebido pelo então arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto, além de autoridades políticas.

Na chegada à Curitiba, João Paulo II foi recebido pelo então arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto, além de autoridades políticas. | Foto: Arquivo da Arquidiocese de Curitiba.

No percurso entre o Aeroporto Afonso Pena e o centro de Curitiba, cerca de 500 mil pessoas aguardavam ao longo das ruas para saudar o Santo Padre com palmas e cantos. Do alto de um ônibus especialmente adaptado para se tornar o “papamóvel”, o Santo Padre acenava para a multidão que se espremia nas calçadas e varandas, buscando um vislumbre do pontífice. Crianças eram erguidas nos ombros dos pais, bandeiras tremulavam e cartazes com mensagens de boas-vindas apareciam ao longo do caminho.

Encontro com a cultura polonesa

Após uma breve passagem pela Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o papa seguiu para o estádio Couto Pereira, onde milhares de pessoas lotavam as arquibancadas aguardando pela Santa Missa. Descendentes de poloneses, organizados em grupos culturais, apresentaram danças e cantos típicos como homenagem ao Papa. Antes da Missa, João Paulo II visitou uma réplica de uma casa construída no estilo das regiões montanhosas da Polônia. Hoje esta casa serve como capela em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia e foi instalada no Bosque do Papa, no Centro Cívico, para livre visitação.

Voltando àquela noite de sábado, dom Pedro Fedalto relembrou os momentos da passagem do Papa por Curitiba, em vídeo publicado pela Arquidiocese de Curitiba em 2020. “Tudo foi preparado para que o Papa se sentisse em casa. O Papa se emocionou com as apresentações de danças e canções típicas, chegando até a marcar o ritmo com os pés”, declarou o Arcebispo Emérito de Curitiba.

No estádio, o Papa presidiu uma celebração que durou cerca de quatro horas. Durante a homilia, saudou os descendentes de imigrantes em seis línguas e afirmou: “São Pedro escolheu Roma e, hoje, Curitiba.”

Missa no Centro Cívico reúne mais de 700 mil pessoas

Já no domingo, 6 de julho, João Paulo II celebrou a Santa Missa na Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico. De acordo com jornais da época, mais de 700 mil pessoas participaram da celebração. A visita a Curitiba integrou o roteiro do pontífice por 13 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Salvador, Belém, Rio de Janeiro e Brasília.

Durante a Homilia, o Papa recordou a acolhida feita àqueles que vieram de outros países para fixar raízes no Brasil. “Acolhido sem reticências nem preconceitos, o imigrante retribuiu imediatamente a hospitalidade recebida”, declarou o Santo Padre. A homilia pode ser lida, na íntegra e em português, clicando aqui.

Um resumo com imagens históricas visita papal à Curitiba pode ser visto no vídeo “Papa João Paulo II em Curitiba no ano de 1980”, produzido pela Produtora Guaíra e publicado no canal do jornalista José Wille no YouTube:

“Neste quarto hospedou-se o Papa João Paulo II”

A placa dá conta de um dos locais que, 45 anos depois, segue conservado para recordar a visita papal em Curitiba. No prédio onde hoje funciona o setor administrativo da Mitra, o quarto onde o pontífice passou a noite é preservado com os móveis e uma casula usada pelo Papa na Missa do Centro Cívico.

Quarto no qual o Papa passou a noite em Curitiba é preservado até hoje e aberto à visitação | Fotos: Luiz Fernando Hanysz/Arquidiocese de Curitiba.

O local conta com álbuns de fotografia e recortes de jornal sobre as visitas do Papa às cidades brasileiras. Tomadas por quadros com fotos da época, as paredes do quarto também ajudam a narrar um pouco da experiência vivida pelos padres e funcionários da Mitra na época.

Além dos aposentos, São João Paulo II também jantou onde hoje fica o Salão Nobre da Cúria. Os espaços são abertos à visitação e mais informações podem ser obtidas por telefone, com a Chancelaria da Mitra Arquidiocesana (41) 2105-6303.

___
Por Luiz Fernando Hanysz
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba