A história emocionante de fé e determinação de Valquíria

Valquíria foi acometida de Poliomielite aos dois anos de idade, quando ainda dava os primeiros passos. Sua vida, portanto, foi em cima de uma cadeira de rodas. Mesmo assim, conseguiu estudar o ensino fundamental. Conheceu o marido quando ainda era estudante e logo começaram a namorar – mas a família dele era contra, por causa da deficiência dela. Aos poucos, mostraram que o amor é maior e vence qualquer barreira. Casaram-se.

Ela não sabia se poderia ter filhos, mas um belo dia descobriu que estava grávida de cinco meses. Hoje são dois filhos companheiros que representam boa parte de sua alegria de viver. O marido também mostrou-se um grande companheiro. “Ele representa as pernas que eu não tenho”, afirma.

Mas se engana quem pensa que as dificuldades pararam por aí. Depois de trabalhar em diversas empresas, teve um problema na mão e precisou se aposentar.

Valquiria fez vários cursos e decidiu ajudar o próximo ensinando o que aprendeu: artesanato. Abriu a Oficina Laços de Amor. Seus alunos e alunas são pessoas com deficiência, com alguma doença, desempregados, senhoras, jovens e adolescentes… enfim, quem quiser aprender e gerar renda para desenvolver independência. Tudo ia muito bem até o marido sofrer um AVC e também perder os movimentos. E agora? Parar com tudo, justamente no momento em que tanta gente dependia dela?

Colocou nas mãos de Deus e pediu uma resposta. Não tardou a receber uma mensagem de uma mulher que ela ainda não conhecia: “Estou muito deprimida e sei que você pode me ajudar!” Foi a resposta que ela precisava. Valquíria sentiu que não podia largar o projeto, pois muita gente já estava depositando nela as esperanças de uma vida melhor. Abraçou novamente o trabalho.

Hoje Valquíria garante: “Se não fosse a minha fé, eu não estaria firme e trabalhando. Eu sou feliz”.

Veja o vídeo com o depoimento de Valquíria clicando aqui. O vídeo foi feito pela CNBB Regional Sul 2.

Mesmo frente a tantas dificuldades, Valquíria encontrou forças para ajudar outras pessoas (Imagem: CNBB Regional Sul 2)
Mesmo frente a tantas dificuldades, Valquíria encontrou forças para ajudar outras pessoas (Imagem: CNBB Regional Sul 2)

 

 

 

Jornalista Adriane Werner (Mtb 3413), coord. de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, com informações colhidas do depoimento em vídeo feito para a CNBB Regional Sul 2. Contatos: (41) 9 87402204