Histórica igreja de Ouro Preto reabre após 9 anos fechada para restauração

Uma histórica igreja de Ouro Preto, MG, finalmente está sendo reaberta após 9 anos fechada para restauração: a solene reabertura do Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição será celebrada neste próximo 20 de agosto por dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana, dentro das “Festividades de Bênção” agendadas para os dias 19 a 26.

Com oito altares laterais ao estilo rococó, a igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1727 pelo carpinteiro Manoel Francisco Lisboa, pai do célebre escultor Aleijadinho – cujos restos mortais, aliás, estão nela sepultados.

O pároco e reitor da matriz, pe. Edmar José da Silva, recorda este dado mediante mensagem publicada no site do santuário:

“Todos poderão ter acesso ao esplendoroso resultado do processo coletivo de cuidado e restauro deste extraordinário patrimônio religioso, histórico, artístico e cultural, local sagrado onde repousam os restos mortais do maior expoente do Barroco Mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho”.

Depois das cerimônias de Bênção do Templo, o santuário voltará a passar um breve período fechado para a finalização dos trabalhos de restauração, durante o qual as visitas e celebrações ficarão novamente suspensas.

__

FONTE: Aleteia