Igreja Católica no Brasil espalha solidariedade pelo país durante pandemia

Publicado em www.vaticannews.va/pt

A Ação Solidária Emergencial oferece orientações importantes para quem tem interesse em ajudar. Um documento que poderá ajudar é o Plano de Contingência da Cáritas Brasileira.

maxresdefault-1200x762_c-1-1200x762_c

Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia. Arquidioceses e dioceses têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social, idosos — mais suscetíveis à covid-19 — e quem precisa de apoio psicológico.

topo-escuta-solidaria

A arquidiocese de Curitiba (PR), por exemplo, lançou um serviço de escuta telefônica solidária, criado para ouvir e acolher as pessoas que se sentem sós ou emocionalmente abaladas neste momento de isolamento social. Foi instalada uma central de atendimento, que funciona pelo telefone (41) 3550-0003, das 6h às 22h30, todos os dias, contando hoje com 65 voluntários se revezando, neste período de 16 horas de atendimento.

Do outro lado da linha está um voluntário, que já atua no SOS Família ou projeto SobreViver, ambos serviços pastorais de acolhida na arquidiocese de Curitiba. Eles estão à disposição para atender e acolher, recebendo instruções para os atendimentos das coordenadoras do SOS Família, as psicólogas Mara Avelino e Carmen Simon.

O atendimento é voltado a todas as pessoas que se sentem sós, abaladas emocionalmente ou que queiram apenas desabafar, podendo ser de todas as idades, regiões e crenças religiosas. O objetivo é ouvir, acolher e transmitir mensagem de esperança e de paz.

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422
Também desde o início da pandemia da covid-19, a arquidiocese de Belo Horizonte (MG), a partir da articulação de seu Vicariato Episcopal para Ação Social e Política, tem oferecido ajuda emergencial às famílias. É a ação Solidariedade em Rede, que mobiliza voluntários, pessoas e instituições solidárias. As ações envolvidas vão desde a doação de cestas básicas, confecção de máscaras que são doadas a instituições e comunidades, entre outras iniciativas.

Ação Solidária Emergencial
Desde o dia 12 de abril, domingo de Páscoa, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, uma iniciativa nacional que tem como lema ‘É tempo de cuidar’ para estimular a solidariedade, a começar pela arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Além de incentivar a ajuda material, a iniciativa promove o cuidado no campo religioso, humano e emocional. Assim, a CNBB se une a diversas campanhas e projetos de solidariedade que já estão em curso pelo país.

Como participar?

A Ação Solidária Emergencial oferece orientações importantes para quem tem interesse em ajudar. Um documento que poderá ajudar é o Plano de Contingência da Cáritas Brasileira que pode ser acessado AQUI. E também o material com orientações sobre como organizar a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil.

Confira, também, o hotsite da Campanha.

Fonte: Vatican News/ CNBB