II ENCONTRO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO – REGIÃO SUL DEBATE OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Coordenadores diocesanos da Pastoral da Educação, agentes, educadores, religiosos e religiosas ligados ao campo da educação, clérigos e bispos referenciais, estiveram imersos durante os dias 31 de Julho, 01 e 02 de Agosto no para promover e partilhar experiências entre os agentes da Pastoral da Educação das Dioceses e Arquidioceses dos Regionais da CNBB do Sul do Brasil. O II Encontro da Pastoral da Educação – Região Sul (Regionais Sul 2, Sul 3 e Sul 4 da CNBB), promovido pela Coordenadoria da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Curitiba, recebeu cerca de 60 pessoas dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no auditório do Provincialado da Divina Providência, no Bairro Ahú em Curitiba.
image1Dom Leomar Brustolin, Bispo Referencial de Porto Alegre para a Pastoral da Educação no Regional Sul 3, em sua palestra falou dos inúmeros objetivos para a educação, tanto para escolas católicas e públicas. “Precisamos ampliar nosso campo de visão, trabalhando na integralidade entre os seres humanos.” Fazendo referências ao Kayrós, chamado “Tempo da Graça”, ele afirmou que “nunca estivemos em um tempo tão bom pois é na crise em que viramos referências”.
Entre os inúmeros desafios para a educação na sociedade contemporânea, como os planos nacionais de Educação e a ideologia de gênero, os participantes deram continuidade ao processo de articulação, formação e comunicação que favoreça a organização, estruturação e dinamização da Pastoral da Educação nos diferentes âmbitos. Dom José Mário Angonese, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, esteve no encontro atento a todas as conversas e debates.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
Dom Julio Endi Akamin, Bispo Referencial para image6a Pastoral da Educação da CNBB, falou em sua palestra sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2015-2019, partindo do princípio de Jesus Cristo, das marcas do nosso tempo, urgências na ação evangelizadora e suas perspectivas de ação. “Jesus Cristo é a fonte de tudo o que a Igreja é e de tudo o que ela crê. O encontro com Ele é mediado pela ação da Igreja”.
Harlei Antonio Noro, secretário Estadual da ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil e Coordenador do setor pastoral da Educação do Regional Sul 3, reforçou o compromisso enquanto cristãos católicos e profissionais da educação. “Temos que ter estratégia e pois é na educação que se define o rumo do país.”
image3Para Dom Antonio Braz Benevente, Bispo Referencial para a Pastoral da Educação no Regional Sul 2, “cabe aos bispos e padres acolherem aquilo que está sendo trabalhado pela comunidades e agentes”.
Estiveram presentes também Pe. Alex de Oliveira Nogueira, Assessor da Pastoral da Educação do Regional Sul 2, Prof. Cesar Leandro Ribeiro – PUCPR, José André Azevedo – PUCPR, Marilena Arns de Oliveira, Coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Curitiba e equipe, entre outros nomes preocupados com o rumo da educação católica a nível Regional e em nosso país.
Aline Vonsovicz, jornalista voluntária da Pascom – Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.