ISTO É ALEGRA-TE! A Igreja é viva e pulsa no coração dos jovens

Falar de vocação, é a mesma coisa que procurar em Deus as coisas que são muitas vezes imperceptíveis aos nossos olhos, em outras palavras, é um convite que muitas as vezes há aquele que chama e existe aquele que responde. Mediante a isso, a Arquidiocese de Curitiba juntamente com os seus seminaristas, promoveu no último final de semana o Terceiro Alegra-te com o intuito de formar, dialogar e estabelecer comunhão com os jovens que ainda estão à procura do grande chamado em suas vidas.

Foto: Pedro Augusto | Focus Totalis

Sabemos, pois, que dar uma resposta ao mundo contemporâneo não é uma atitude fácil. Requer muitas vezes um desprendimento do próprio sujeito, isto é, precisa-se vencer o subjetivismo, o narcisismo e até mesmo a própria vontade para assim, poder ser um outro Cristo na vida do outro como nos pede o Papa Francisco. Desta forma, o retiro teve esta incumbência de servir de apoio para aqueles que ainda buscam um sentido primordial de santidade em sua história.

Para nós vocacionados ao sacerdócio ministerial, foi de grande valia estar junto com esta Juventude dinâmica, alegre e destemida. Doravante, eles estão encarregados e motivados em seus meios comunitários a buscam evangelizar outros jovens e assim promover o rosto humano e ao mesmo tempo misericordioso deste Cristo que é totalmente amor e serviço.

Mas você pode nos perguntar o que é o Alegre-te?

O Alegra-te é um retiro que traz em seu dorso uma prática totalmente diferenciada dos outros movimentos juvenis da nossa Arquidiocese. Este está esquematizado na prática vocacional, ou seja, não quer dizer que o jovem sairá com uma resposta pronta, sólida ou concisa do momento formativo e espiritual, pelo contrário, ele sairá com um ânimo de perseverança e à medida que vai progredindo em sua vida e história poderá dar uma melhor respostas a tudo aquilo que o indaga.

Foto: Pedro Augusto | Focus Totalis

O tema vocação na Igreja é se pôr a serviço nos diversos âmbitos que ela nos apresenta, podendo ser aspecto familiar, ou religioso, no meio ministerial ordenado e laical, isto é, presentes no mundo. Para conhecer melhor o Alegra-te é necessário participar deste belíssimo momento, pois, é totalmente vivencial e mediante a isso, já fica o convite para que em 2024 possamos caminhar para a quarta edição deste evento, cujo qual, Jesus Cristo é realmente o esteio primaz de toda e qualquer seguimento vocacional.

Confira um pouco mais de como foi o Retiro Alegra-te:

__

Por

Seminarista Mario Luiz Wenceslau dos Santos da Arquidiocese de Curitiba