Jovem faz missão? Sim ou claro?

dnj

 

Neste mês missionário, um relato de experiência de missão no Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba:

O documento Evangelização da Juventude, principal norteador da caminhada da Pastoral Juvenil no Brasil, que neste ano completa dez anos de sua publicação, traz a missão como uma linha de ação, convocando todo grupo a mobilizar os jovens da comunidade eclesial para que se tornem missionários nos ambientes onde estão inseridos e que nos apresentam maiores desafios.

O Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba, desde 2013, inseriu em seu principal evento anual, o DNJ – Dia Nacional da Juventude, atividades missionárias, levando toda a juventude a despertar para a consciência da evangelização fora do ambiente paroquial. Essa movimentação missionária é reflexo também da vida das expressões juvenis: movimentos, congregações, novas comunidades e pastorais da juventude que aceitam o desafio de Jesus Cristo que nos envia a todas as nações e somam força na missão evangelizadora da igreja.

Destacamos abaixo algumas dessas expressões que fazem parte do Setor Juventude, desenvolvem atividades missionárias e caminham em unidade com a igreja local. Caso alguma pastoral ou grupo de jovens queira alguma informação ou formação missionária, pode encontrar o contato destas e de outras expressões que também desenvolvem estes trabalhos no site da nossa Arquidiocese.

cartaz-dnj

Movimento Regnum Christi: Com a Juventude Família Missionária os jovens do movimento durante a Semana Santa vão a uma comunidade rural onde geralmente a presença do sacerdote não é frequente e levam toda a estrutura para realizar o tríduo pascal, onde juntamente com um padre da congregação fazem visitas e bênçãos nas casas.

Pastoral Juvenil Marista: Com o itinerário de Educação para a Solidariedade, realizam missões em três etapas que visam o voluntariado. Com jovens a partir de 16 anos, desenvolvem trabalhos sociais e de evangelização em meios urbanos, rurais e ribeirinhos. Geralmente nos meses de janeiro, julho e dezembro.

Articulação da Juventude Salesiana: Com uma equipe própria de desenvolvimento de ações missionárias, os jovens salesianos a partir dos 14 anos, nos estados do sul, desenvolvem trabalhos de visitação nas casas, catequese e convívio juvenil nos locais onde vão. Quinzenalmente promovem o Oratório Festivo com as crianças da comunidade carente do Parolim.

Ministério Jovem da RCC: Todos os meses os jovens dos Grupos de Oração Jovem são chamados a realizar uma ação missionária no território da paróquia ou bairro em que estão inseridos. Dentre as ações programadas em cada mês estão: visitas a hospitais, asilos e casas de recuperação, terço nas casas e nas praças, famílias carentes e moradores de rua, além do projeto permanente “Jesus no ônibus”, pelo qual a palavra é pregada aos usuários do transporte público.

TLC: Além de diversas ações solidárias ao longo do ano, o movimento desenvolve em alguns de seus retiros, durante a programação, visitas missionárias em alguma paróquia previamente escolhida.

Comunidade Santa Cruz: Denominado Cenáculo com Maria é feito um grupo de oração na casa de uma família da comunidade. A capelinha é levada e deixada durante a semana e a família que acolheu é convidada a estar na próxima casa.

Pastoral Juvenil Cleliana: Leva os jovens do ensino médio das unidades educacionais da Rede Sagrado a doar um pouco de seu tempo de férias e visitar doentes, fazer bênção nas casas e ações solidárias nas comunidades que visitam.

Gostaríamos também neste espaço de parabenizar todos os grupos de jovens que ajudam suas paróquias com as atividades missionárias propostas pela Arquidiocese. Que sua força jovem continue a vibrar junto daqueles que tornam nossa igreja viva, alegre e missionária.