Nos dias 19 e 20 de novembro, aproximadamente 50 jovens estiveram reunidos no bairro Capão Raso, em Curitiba (PR) para o 2º Encontro de Jovens com Cristo (EJC).
O movimento nasceu em São Paulo e o retiro tem um único objetivo: proporcionar aos adolescentes e jovens um encontro único com Cristo.
Desta vez, o evento foi realizado no Santuário São José, no Capão Raso. Além dos participantes, uma equipe de 95 pessoas trabalhou para proporcionar esse momento único; dentre eles pregadores das Comunidades Canção Nova e Shalom.
Os participantes refletiram acerca da passagem bíblica: “E logo Jesus, estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé porque duvidaste?” MT 14, 31.
Ficou curioso para vivenciar um momento único com Cristo? Siga o @ejc.curitiba nas redes sociais e saiba mais!
O EJC
O Encontro de Jovens com Cristo é o serviço cristão com desenvolvimento inicial pela Igreja Católica no país, sendo espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC).
Seu surgimento foi no ano de 1970 na cidade de São Paulo, com influência do padre Alfonso Pastore ao atendimento das exigências de Pastoral Familiar Paroquial.
Já em 1979 houve publicação da edição inicial do livro denominado Encontro de Casais com Cristo, pelo padre Alfonso.
E daí em diante, com ECC difundido pelo Brasil inteiro, foram criadas as vertentes dos jovens e adolescentes, respectivamente, Encontro de Jovens com Cristo EJC.
O Movimento EJC tem como objetivo principal evangelizar o jovem de 18 a 30 anos e conduzi-lo para sua verdadeira vocação de cristão. Essa expressão, “Encontro com Cristo” sugere uma oportunidade de o jovem encontrar consigo mesmo, com o próximo e com Deus.
O encontro pretende aproximar e oportunizar a criação de laços entre o Jovem e Cristo e, seguidamente com sua Igreja, e conduzi-lo a um processo de conversão diária e santificação que deverá culminar com uma participação ativa na vida de comunidade. O Movimento visa também criar uma consciência sobre a necessidade de preparo individual para o enfrentamento de temáticas próprias do tempo da juventude, como: drogas, prostituição, corrupção, violência, namoro e sexualidade, conflitos na convivência familiar, dentre outros.
E busca, ainda, dar aos jovens, uma oportunidade de parar para rever os princípios que têm adotado em seu dia a dia, em seus diversos ambientes de estudo, trabalho, família, lazer e convivência em geral, de modo a avaliar a coerência de tais princípios com a proposta ao evangelho de cristo.
Como se trata de um encontro com Cristo, os valores pessoais serão confrontados com os valores do Evangelho e deverão provocar uma análise de vida e revisão de caminhos. O EJC pode ser dito também, como um movimento que procura construir uma consciência cristã livre, porém, em um contínuo processo de maturação. E trata-se, ainda, de uma proposta de resgate daqueles que estão à margem do caminho.
Porém, o Encontro em toda sua plenitude não se encerra nestas únicas linhas. A emoção das descobertas e do encontro com Jesus não podem ser explicitadas em um texto; as expectativas e o contentamento indescritível no sorriso dos Jovens fazem valer todo e qualquer esforço sempre revigorante, o voltar-se para Deus, a conversão e a comunhão íntima com o Criador que extrapolam toda e qualquer tentativa humana em descrevê-las. O encontro nos auxilia na caminhada rumo ao verdadeiro Encontro, disciplina-nos para vivermos como verdadeiros discípulos d’Ele, onde o Espírito flui livremente, nos conduzindo, agindo em cada um de forma dócil e firme, sem encontrar resistências e autossuficiência no coração de nenhum dos que participam e, neste tom, levar cada um a falar e agir onde Deus quiser!
__
Por
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba
Com informações do EJC