Juventude da Arquidiocese de Curitiba realiza voluntariado no RS

O Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba está desenvolvendo uma missão de voluntariado no Rio Grande do Sul, em decorrência da tragédia ambiental vivida no estado no último mês. O primeiro destino dos jovens, que viajaram dia 30 de maio, foi Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, que teve como objetivo a realização de serviços de limpeza em prol da comunidade da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Harmonia, segundo bairro mais atingido. Os voluntários embarcam novamente dia 14 de junho e seguirão com a limpeza de locais que possam se tornar abrigos ou distribuir doações.

Logo após a celebração de Corpus Christi, na última quinta-feira (30), os três bispos da Arquidiocese de Curitiba deram uma benção de envio dos voluntários para a missão de auxiliar na limpeza de igrejas e casas que necessitam de ajuda e, assim, proporcionar uma experiência de solidariedade, generosidade e “missionariedade” aos jovens. A expedição para Canoas (RS) aconteceu através da inquietação dos jovens diante da tragédia, que em contato com a igreja local, recebeu o relato de Frei Juan Miguel, frade capuchinho que perdeu tudo na tragédia e, ainda assim, gostaria de oferecer ajuda à sua comunidade paroquial: “Quero limpar o salão e a cozinha para servir comida a quem tem fome!”. Os missionários encontraram um cenário desafiador, mas foram treinados em uma formação e orientados com todas as medidas de segurança necessárias.

Foram três dias de limpeza, diante de muita lama e tristeza, que serviram para inspirá-los para a próxima viagem que acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho. Os jovens passam a madrugada na estrada, através de um transporte cedido pela Arquidiocese de Curitiba, realizam a missão oferecendo todo auxílio necessário com materiais de limpeza e equipamentos de segurança frutos de doações, se alimentam e dormem de acordo com a disponibilidade da comunidade. Além disso, se dedicam a criar conteúdo digital para inspirar e motivar outras pessoas nas redes sociais.

A seleção para a segunda chamada de voluntários que desejam participar da missão do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba, no Rio Grande do Sul, está em andamento e tem foco em jovens atuantes em grupos de paróquias da região metropolitana da capital paranaense. Para se inscrever é necessário preencher este formulário. O desenvolvimento da ação voluntária seguirá acontecendo mensalmente, enquanto houver trabalho a ser feito na região atingida pelas enchentes.

Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba

O Setor Juventude foi criado com o objetivo de aproximar o público base da comunidade, promovendo formação integral, com a esperança de dias melhores e um futuro com dignidade a favor da vida, de forma a gerar uma interface em prol da promoção humana da juventude.

Articulando as diversas expressões juvenis ao redor de metas comuns, bem como animar a Pastoral Juvenil da Arquidiocese realizando atividades religiosas e culturais em que o jovem possa desenvolver seu potencial de liderança, criatividade e socialização.

Para mais informações:

Contato: (41) 99813-3315 – Rafael Cristiano