Lideranças reunidas para formação sobre a Campanha da Fraternidade 2017

32371494360_5849c18754_k

No dia 4 de fevereiro estiveram reunidos na Cúria diversas lideranças da Igreja, entre Padres, Diáconos, Ministros, Coordenadores de CPP e de Liturgia, representantes de Movimentos e parceiros, todos com um propósito: compreender e iniciar uma mobilização pela Campanha da Fraternidade 2017. A atividade de formação foi realizada com o objetivo de passar orientações e tirar dúvidas a respeito da Campanha, preparando os participantes para disseminar o tema da CF em suas paróquias, comunidades e demais espaços.

João Ferreira Santiago é um dos coordenadores da Campanha da Fraternidade 2017 na Arquidiocese de Curitiba, e diz que a ideia principal do encontro é sair com um grupo maior organizado para multiplicar o tema da campanha nos diversos espaços . Ele diz: “Essa formação é para sairmos daqui energizados, para sabermos que enquanto estamos agindo em nossa comunidade, estamos em comunhão com a Arquidiocese de Curitiba e com toda a Igreja no Brasil e no mundo, defendendo a vida em todas as suas formas”.

O tema da Campanha da Fraternidade 2017 é “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, e tem como objetivo geral cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à Luz do Evangelho. O tema foi escolhido com base na encíclica “Laudato Si”, escrita por Papa Francisco que diz que não há duas crises separadas – uma ambiental e uma social – mas é um única e complexa crise socioambiental que requer uma abordagem integral para devolver a dignidade humana e cuidar da natureza, simultaneamente.

O diácono Daniel Rodrigues, da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, participou da reunião e ressaltou a importância da participação dos encontros, dizendo que é necessário que haja sempre um aprendizado, e que devemos sempre cuidar da vida e do meio ambiente. Ele diz ainda que a campanha é muito importante para a conscientização: “Essa campanha vem numa hora muito importante para que nas paroquias a gente conscientize os irmãos a cuidar, além de cuidar de si, cuidar do meio ambiente. Deus diz que devemos crescer e multiplicar, não destruir”.

Neste mês de fevereiro diversas são as paróquias que já estão organizando reuniões para estudar o tema da CF 2017 e levar o conteúdo adiante.

A Campanha da Fraternidade será lançada oficialmente em todo o Brasil na quarta-feira de cinzas (neste ano ,dia 1º de março) , e envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil. Na mesma data será lançado, na Arquidiocese de Curitiba, o edital do Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS, que objetiva apoiar projetos que combatam a exclusão social, alinhados com os objetivos da Campanha da Fraternidade.

Fotos do encontro do dia 4:

 

Materiais da formação

Os materiais da Formação serão disponibilizados em breve no site da Arquidiocese de Curitiba