MARIA, AUXILIUM CHRISTIANORUM, ORA PRO NOBIS.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por nós.
Por Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo Emérito de Curitiba
Para meu artigo mensal lançado na Revista “Voz da Igreja”, buscava um título em homenagem a Nossa Senhora para o mês de maio, a Ela consagrado.
Recebi o livro de Dom Bosco, o Santo dos Jovens, de Dom Hilário Moser, salesiano, Bispo Emérito de Tubarão.
Ao ler o capítulo 63, LETRA RUIM, MAS …, encontrei o título: “Maria, Auxilium Christianorum, ora pro Nobis”.
Por que este título e qual seu sentido?
Em agosto de 1871, na Itália, Dom Bosco pregava um retiro com muitos participantes.
Foi-lhe pedido que, durante o Retiro, escrevesse o Regulamento para o Colégio de Marassi. Nas horas vagas, Dom Bosco o redigiu rapidamente e o entregou ao copista Bartolomeu José Guanti, que depois se tornou sacerdote, para copiá-lo a fim de entregá-lo, quanto antes, ao Diretor do Colégio Marassi.
A letra de Dom Bosco era com frequência indecifrável.
No dia das Confissões, sendo numerosas, Dom Bosco era o confessor mais procurado.
O copista, não conseguindo decifrar expressões ou frases, batia frequentemente no quarto de Dom Bosco. Por diversas vezes, ele o atendeu amavelmente.
Sendo porém tão repetidas as batidas no quarto, atrapalhando as Confissões, Dom Bosco disse ao copista: “Para não perdermos tanto tempo nós dois, quando encontrar novas expressões ou frases incompreendidas, escreva: “Maria, Auxilium Christianorum, ora pro Nobis”. (Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por nós).
O copista obedeceu imediatamente e cada vez que encontrava expressões incompreendidas, escrevia: “Maria, Auxilium Christianorum, ora pro Nobis”.
A partir daquele momento, escrevendo esta jaculatória, entendeu todas as expressões ou frases indecifráveis e
completou todo o trabalho, deixando-o perfeito.
Quantas vezes, nós nos encontramos com problemas insolúveis, dificuldades insuperáveis, incompreensões tremendas.
Saibamos recorrer a Nossa Senhora, com a jaculatória: “Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por Nós”.
A Igreja aprovou esta jaculatória, inserindo-a nas Ladainhas de Nossa Senhora e instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, a 24 de maio.
Experimente, tenha confiança e recorra a Maria, “Auxilium Christianorum, ora pro Nóbis”.
Para concluir o artigo, a partir da “Letra Ruim, Mas …, a consequência do “MAS” foi a jaculatória “Maria,
Auxilium Christianorum, Ora por Nóbis”.