Neste mês de outubro, um terceiro relato de experiência missionária. Desta vez, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.
Para ler os outros dois relatos, clique aqui e aqui.
A missão de evangelizar do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
por Carlos Eduardo Carvalho, coordenador do CPP – Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.
O Papa Francisco nos fala em sermos uma Igreja em Saída. O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, na sua condição de igreja local, sempre teve o compromisso de levar em frente a missão de evangelizar os que já conhecem, os que já ouviram falar e quem nunca vivenciou a vida em comunhão com Jesus Cristo.
No Santuário, temos vários serviços missionários, coordenados a partir de nosso Pároco Reitor Padre Reginaldo Manzotti e o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), suas Pastorais e Movimentos. Dentre as ações desenvolvidas, podemos citar as da Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, em que o padre faz um envio anualmente para fazerem a benção das residências e comércios dentro da área territorial do Santuário. Esta se tornou uma ação permanente a serviço da comunidade.
Retiros de casais com o objetivo de reestruturação, fortalecimento das famílias e formação de lideranças são ações desenvolvidas pelo Movimento de Conscientização Cristã (MCC). Após os retiros, os casais são convidados a participarem de formações continuadas para aprofundamento, espiritualidade (terço nas casas) e melhor entendimento do tempo em que a igreja e a sociedade estão vivendo, além de se engajarem nas atividades do Santuário.
A Pastoral da Ação Social desenvolve atendimento de cunho assistencial às famílias necessitadas e realiza visitas, juntamente com o Grupo de Oração Sopro do Espírito, na Maternidade Mater Dei, indo nos quartos, rezando junto com as famílias e fazendo a doação de alimentos. Além disso, há também os cursos personalizados de Batismo e de Noivos, confissões e momentos de espiritualidade.
Uma das grandes dificuldades neste trabalho missionário no centro da cidade é conseguir chegar às pessoas que moram nos prédios residenciais, pois temos a barreira nas portarias e regulamentos do local, impedimentos que dificultam em levar a palavra. No entanto, pela ação do Espírito Santo, com a determinação dos voluntários e por intercessão das Capelinhas de Nossa Senhora de Guadalupe, visitando as casas e comércios da região central, estamos chegando nestes locais.
A Pastoral Familiar, que faz o trabalho de visitação às famílias dos catequizandos e dizimistas, nos traz um belo exemplo: um casal visitou uma destas famílias em um apartamento, os vizinhos ficaram sabendo e pediram para entrar em suas casas para rezarem juntos e no final participaram todos os lares do prédio.
E desta forma caminhamos, sendo um Santuário de Evangelização, Celebração, Acolhimento e de Missão permanente. “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos”.