No Brasil, a Igreja comemora o Ano Nacional Mariano.
São 300 anos de fé, esperança, bênçãos, milagres, graças e devoção do encontro de Nossa Senhora da Conceição Aparecida vivenciado pelos brasileiros. Neste contexto vamos relembrar, fazer memória, celebrar e festejar.
A história da virgem de Aparecida se dá nas águas do Rio Paraíba do Sul, onde foi pescada por três simples pescadores: João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, no ano de 1717. Estes três pescadores levam a “Imagem Aparecida” para suas casas. Inicia-se aí a peregrinação de Nossa Senhora, que caminha com o povo brasileiro, de casa em casa. Com as suas devoções rezavam o terço, faziam pedidos e agradecimentos. Percebemos a fé fervorosa que o povo tinha para com a Virgem que encontraram nas águas.
Para nós brasileiros, Maria é chamada carinhosamente de Nossa Senhora Aparecida, a virgem que veio trazendo consigo os traços marcantes da nossa cultura e tradições.
O dia 12 de outubro é o grande dia da solenidade de nossa mãe Aparecida, com festa, alegria. Por isso, muitos devotos de todas as partes da terra brasileira e estrangeiros se concentram em Aparecida (SP) para homenagear, pedir e gradecer a intercessão da virgem. Os que não podem ir fazem o seu momento de espiritualidade em casa, nas suas arquidioceses, dioceses e paróquias comemorando a nossa Rainha do Brasil.
Para finalizar nossa conversa rezamos o hino oficial dos 300 anos, composta pelo querido Pe. Zezinho, SCJ:
300 anos de devoção a Maria
300 anos de oração com Maria
300 anos de adoração a Jesus
Nestas colinas de Aparecida
Solidários no Sacrário
Missionários queremos ser
Pequenina, restaurada
A sua Imagem nos ensinou
A ser um povo que não sabe esmorecer
E se acaso for ferido, oprimido e esmagado
Esquecido e machucado
Outra vez reencontrado
Nosso povo saberá renascer
Com Nossa Senhora Aparecida queremos ser discípulos(as) missionários(as) de Jesus!