Está em andamento em Curitiba uma etapa da formação permanente de nosso clero. A proposta do encontro é fortalecer o compromisso de cada um como presbítero, aprofundando conhecimentos para seguir colaborando com as comunidades paroquiais e religiosas. O encontro está em andamento no Seminário Filosófico Bom Pastor.
Quem conduz as falas no encontro é Dom João Carlos Petrini, bispo da Diocese de Camaçari (BA),convidado pela Arquidiocese de Curitiba para trabalhar o tema da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, destacando o papel da família e suas implicações na evangelização.
“Os jovens hoje são tão entretidos com os recursos e adventos pós-modernos que não se fazem perguntas essenciais da vida. Como lidar com esse desinteresse?”; “O casamento já é sempre com separação de bens. Isso é um reflexo da individualidade no casamento?”; “Como vamos lidar com a cultura de entender o amor como algo passageiro?”
Esses foram algumas perguntas que proporcionaram reflexões de Dom João Petrini junto aos participantes. Em um dos momentos da formação, Dom Petrini trouxe um panorama bem didático das diferenças entre amor nupcial e amor ocasional. O assessor lembra que na Exortação o Papa recomenda acompanhar as famílias de recém-casados, nos primeiros anos de sua caminhada, que não se vejam sozinhos quando devem enfrentar situações adversas que podem constituir grandes problemas.
O encontro teve início no dia 17 e finaliza no dia 19 de maio.