Nota de Falecimento de Dom Albano Bortoletto Cavallin

Dom Albano foi Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Curitiba de 1973 a 1986, tempo em que se destacou especialmente por sua dedicação à Catequese.

dom-albano

A Arquidiocese de Curitiba lamenta profundamente a morte de Dom Albano Cavallin, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Londrina.

Dom Albano nasceu na cidade da Lapa, à época pertencente a Arquidiocese de Curitiba. Foi ordenado padre do Clero Diocesano de Curitiba e aqui também foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba, na época tendo como arcebispo Dom Pedro Fedalto. Dom Albano foi o sexto Bispo Auxiliar de Curitiba. Foi colega de turma de nosso Arcebispo Emérito, tendo sido ordenado Bispo por Dom Pedro.

Foi aqui uma presença de profundo amor ao ministério presbiteral, amor à palavra de Deus e amor ao clero. Um homem verdadeiramente pastor. Um homem verdadeiramente dedicado ao ensino da verdade de Cristo mas com amor no coração e uma profunda doçura.

Dom Albano é também responsável por uma grande renovação da Catequese no nosso país na década de 80 e  foi o idealizador do documento Catequese Renovada, da CNBB – Documento que deu um novo impulso e transformação na Catequese do Brasil no Pós Concílio Vaticano II. De modo especial promoveu a associação fé e vida, em busca de uma catequese que não seja apenas doutrinal mas também que associe à vivencia dos valores cristãos no dia a dia.

Por todos esses motivos, lamentamos profundamente a perda desse grande homem. Sabemos que ele já tinha uma idade avançada e que não o teríamos por muito tempo entre nós, mas reconfortava-nos saber que na Arquidiocese de Londrina nós tínhamos esse grande pastor vivo e presente na vida da igreja ainda entre nós.

Pedimos ao Senhor nosso Deus que o acolha no céu e o recompense pela vida vivida e o ministério doado entre nós.

Seu lema episcopal é “Interpretabatur in Scripturis”.

Será sepultado em Londrina. Informações sobre o velório serão divulgadas pela Arquidiocese de Londrina.