Nota de falecimento: Maestro Theo de Petrus

Com pesar a Arquidiocese de Curitiba comunica o falecimento do Maestro Theo de Petrus (Professor Teodolino José de Souza). Desenvolveu grandes trabalhos como professor de música, na promoção de corais e do Canto Liturgico. Idealizou os famosos “Canarinhos de Campo Largo”, fundado em 1989. Radicado em Campo Largo, depois de ter sido seminarista franciscano tornou-se muito conhecido por esta cidade que adotou para viver e tanto promovia. Nesta ocasião o então reitor do Seminário São José, Padre Aleixo Wardzinski de Souza, o convidou a lecionar para os seminaristas da Arquidiocese.

theo-de-petrus

Assim expressou-se o jornal FOLHA DE CAMPO LARGO: “Maestro Théo apresentou ao professor Antônio Eulógio de Oliveira, então diretor da Escola Juventude de Campo Largo, a proposta de criação de um coro de meninos. Natural de Petrópolis, RJ, com formação franciscana, Theo trazia a imagem dos Canarinhos de Petrópolis, coro criado pelos frades franciscanos daquela localidade. Nesse mesmo ano, em parceria com a prefeitura de Campo Largo, foi criado o Coro dos Meninos Cantores de Campo Largo”.

A convite do Padre Fabiano Dias Pinto, voltou a lecionar no Seminário São José depois do seu Cinquentenário em Orleans (2009). Cooperou eficazmente no Novo Projeto para musicalização dos adolescentes, fossem os seminaristas menores, fossem os alunos(as) do Colégio Arquidiocesano de Curitiba, demonstrando motivação e competência.

Com o financiamento dos benfeitores cooperou para recuperar o Ensino da Música no Seminário São José e elevar a cultura dos seminaristas da Arquidiocese, tendo em vista sobretudo aprimorar o CANTO LITÚRGICO. De suas aulas participaram por um bom tempo além dos menores, os seminaristas propedeutas e as vocacionadas das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família.

Hoje, seminaristas maiores, religiosas e alguns padres jovens tem um pouco mais de cultura musical devido ao seu trabalho no Seminário Arquidiocesano.
Um bom número de ex-seminaristas e ex-postulantes que frequentaram suas aulas, agora são atuantes nas comunidades, evangelizando através da música.

Manifestando gratidão aqui na terra, a Arquidiocese canta com alegria junto ao Maestro Theo na Liturgia do Céu.

Preces pela família enlutada!
Seus restos mortais, cremados em Petrópolis onde nasceu, serão trazidos a Campo Largo por onde viveu.

Dai, Senhor, ao Maestro Theo o descanso eterno.

A luz perpétua o ilumine, interceda por nós e descanse em paz junto aos coros angélicos! Amém!