Nota de Esclarecimento
Em face a notícias veiculadas relacionando atividades neste dia 9 de maio em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ato ecumênico da Catedral Metropolitana de Curitiba, a Arquidiocese de Curitiba vem a público esclarecer que:
– No dia 26 de abril o Movimento Ecumênico de Curitiba fora procurado para uma Vigília Inter-religiosa de Oração pela Democracia e pela Vida, prevista para o dia 09 de maio de 2017, às 19:00hs. A organização do Ato não seria da Arquidiocese e participariam representantes de Igrejas Cristãs e outras religiões presentes em Curitiba. À época ainda não era conhecida a transferência da data de depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sergio Moro.
– Como sabem todos, este é um acontecimento que se revestiu de grandes polarizações e tensões político-partidárias, de forte impacto em amplos setores da população. E o que, originalmente, se propunha a um evento inter-religioso orientado à promoção da paz e do sadio convívio entre as diferenças, pode se tornar foco de conflitos.
– Face a atmosfera tão carregada, densa de potenciais confrontos, justamente para salvaguardar um ambiente que evite contraste e acirramento de ânimos, a Arquidiocese de Curitiba, não disponibilizará a Catedral ou suas instalações para a data prevista.
Confira abaixo a nota do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo:
o