Todas as quartas-feiras, o Canal Catequese Curitiba lança um novo vídeo no Youtube. Nas últimas semanas, o canal vem apresentando análises sobre as Diretrizes da Ação Evangelizadora, documento publicado pela CNBB em 2019 comn orientações válidas até 2023. Nesta semana, está no ar a terceira aula, em que o padre Alexsander Cordeiro Lopes destaca como ser um discípulo missionário de Jesus.
“Como discípulos missionários, o que podemos fazer para tornar este mundo um pouco mais parecido com aquilo que Jesus imaginou?”, questiona padre Alex. Na análise, ele observa ainda que é necessário entender as mudanças recentes na Igreja. “Precisamos reconhecer a Igreja que está nas casas. A imagem da Igreja mudou. É preciso que nós compreendamos esta mudança”, salienta.

Acompanhe o vídeo desta semana clicando aqui.
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2019 – 2023, publicadas em 2019, fazem parte da série Documentos da CNBB – nº 109. Trata-se do principal documento que o episcopado brasileiro aprovou durante a sua 57ª Assembleia Geral, realizada em Aparecida (SP), naquele ano.
As diretrizes trazem a concepção da Igreja como “Comunidade Eclesial Missionária”, convidando todas as comunidades de fé a abraçarem e vivenciarem a missão como escola de santidade. São, também, uma forma de discutir os desafios do Brasil, com suas rápidas e profundas transformações.
O Documento completo tem 93 páginas e é organizado em quatro capítulos. O primeiro capítulo, também analisado em vídeo no canal da Catequese Curitiba pelo padre Alexsander, fala do papel das comunidades eclesiais missionárias. O segundo capítulo, analisado agora, trata do olhar dos discípulos missionários. Para acompanhar os vídeos na íntegra, acesse o canal Catequese Curitiba no Youtube.