Nesta quarta-feira (14), às 12h, aconteceu a cerimônia de inauguração dos vitrais da fachada do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, em Curitiba. A renovação da fachada externa faz parte das festividades de Nossa Senhora de Guadalupe.
A Missa Solene foi presidida pelo padre Reginaldo Manzotti e contou com a participação da equipe responsável pelo projeto, como a artista plástica Loire Nissen e pelo arquiteto Adolfo Sakaguti.

Os vitrais
Os vitrais não só revitalizaram o espaço como deram um significado mais amplo a obra evangelizadora do Santuário, pois a fachada tornou-se uma extensão da espiritualidade vivenciada no local.
A obra registra simbolicamente os passos de uma caminhada contínua e progressiva “rumo ao alto”, o que a denominou de “Caminho de Luz, caminho de Salvação”. Entre os vitrais restaurados da nave da igreja, estão 62 obras e mais três conjuntos em formato de ogiva, que medem três metros de largura por oito de altura, totalizando aproximadamente 300 peças.
O reconhecimento pela ONU
“A conquista para o Santuário é de relevância, porque nós estamos falando daquilo que Igreja sempre acreditou: evangelizar de todos os modos. Os vitrais falam do sacramento, do Pai Nosso, explica o ‘creio’. São pessoas que vem de todos os lados Brasil que agora vão poder olhar na parte de trás alguns sinais da fé. É uma forma de evangelizar, é uma forma de através do belo, remeter a Deus. Por tanto, é mais uma referência para nossa querida cidade de Curitiba, nesse aspecto de Evangelização e de acolhimento.”
__
Com informações da TV Evangelizar