“O amor de Cristo nos uniu”, diz Mons. Amilton à população de Curitiba

mons-amiltonMons. Amilton Manoel da Silva, CP, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo auxiliar de Curitiba. Ele é atual pároco de ‘São Paulo da Cruz’, em São Paulo (SP). É natural de Osvaldo Cruz, na Diocese de Marília (SP), sendo o primeiro padre nomeado bispo da cidade. E já morou aqui Colombo, em nossa Arquidiocese.

Junto com o Mons. Francisco Cota de Oliveira, do clero da Diocese de Divinópolis (MG), também nomeado hoje como bispo auxiliar de Curitiba, o acolheremos com muito carinho.

Confira as palavras especiais de nosso futuro bispo auxiliar para a população na Arquidiocese de Curitiba:

Queridos irmãos e irmãs da Arquidiocese de Curitiba,

Hoje, vocês foram surpreendidos com a notícia de que o Papa Francisco nomeou Bispos Auxiliares para a Arquidiocese de Curitiba. Imagine eu, como estou! Uma mistura de sentimentos invade a minha alma: pequenez, indignidade, medo… Mas também gratidão, alegria, desejo de continuar servindo e amando… Nesta mistura de sentimentos, prevalece a minha entrega generosa à Igreja, na pessoa do papa Francisco, que me confia o serviço episcopal, apesar das minhas fraquezas.

Confiante, tomo as mãos de Deus e sustentado pelo olhar materno de Maria, decido abraçar esta missão, com humildade, abandonando-me ao seu amor e à sua santa vontade.

Há 26 anos ingressei na Congregação da Paixão de Jesus Cristo, os Passionistas – Província do Calvário; sinto que este período foi uma escola, onde cresci na gratuidade e na disponibilidade. Morei em Colombo – PR, região da grande Curitiba, durante o meu postulantado e depois como religioso e sacerdote. Decorreram 11 anos, onde aprendi a amar este povo e estas cidades… Agora, volto como Bispo, para colaborar com Dom José Antônio Peruzzo, juntamente com o Mons. Francisco Cota de Oliveira, no serviço da evangelização. Vou como servidor e discípulo, como missionário e pastor.

Rendo graças ao Senhor, por este chamado, sobretudo pela confiança que a Igreja deposita em mim. Espero corresponder com fidelidade e perseverança, em comunhão com Dom Peruzzo e Mons. Francisco, com o presbitério da Arquidiocese de Curitiba e o regional Sul II, da CNBB. Para isto, necessito do apoio e das orações de todos.
Busquemos caminhar juntos, no respeito, no diálogo e na compaixão, porque “o amor de Cristo nos uniu”. Este será o nosso maior testemunho, de que Deus está no meio de nós e que a salvação se pauta na alegria do Evangelho e na valorização da vida.

Deus abençoe a todos!

Meu abraço amigo e fraterno.

Mons. Amilton Manoel da Silva, CP

Padre Amilton nasceu em 2 de março de 1963 em Osvaldo Cruz, na Diocese de Marília (SP). Estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná em Curitiba (1992-1995) e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo-ITESP (1997-2000).

Emitiu a profissão religiosa em janeiro de 1997 como Membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) e recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 2000.

Dentro de sua Congregação, desempenhou inúmeros cargos, desde mestre de noviços até Superior Provincial da Província Passionista do Calvário, com sede em São Paulo (2013-2016).

Também foi Assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil, pregador de exercícios espirituais e vigário paroquial em Colombo e Ponta Grossa (PR). Atualmente, é pároco de “São Paulo da Cruz” na Arquidiocese de São Paulo.