“O Catequista para uma Igreja missionária” foi tema do VII Seminário Arquidiocesano de Catequese

A Pastoral Catequética da Arquidiocese de Curitiba realizou no dia 27 de setembro o VII Seminário Arquidiocesano de Catequese com o tema “O Catequista para uma Igreja missionária”.

Impulsionados pela exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, desejamos colocar as diversas lideranças das comunidades da arquidiocese de Curitiba, em especial os catequistas, em estado permanente de missão. Almejamos uma Igreja em saída missionária para anunciar Jesus Cristo e comprometida com pessoas.

A atividade missionária do catequista consiste em caminhar junto, tomar a iniciativa, acolher, saber dialogar, ir ao encontro, construir laços, procurar os afastados, escutar, envolver-se e despertar o encantamento dos seus interlocutores pela pessoa de Jesus Cristo. É preciso passar de uma catequese sacramentalista e doutrinária para uma catequese mais celebrativa, mais vivencial, mais orante e mais bíblica.

Contamos com a brilhantismo do Pe. Abimar Oliveira de Moraes, assessorando sobre a vida missionária do catequista, e de Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, conduzindo-nos à leitura orante da Palavra de Deus. Cerca de 550 pessoas estiveram prestigiando o VII Seminário Arquidiocesano de Catequese.