A brasileira Isabel Cristina é a nova Beata da Igreja

A serva de Deus Isabel Cristina foi beatificada neste dia 10 de dezembro, em Barbacena (MG). Após o momento do ato penitencial o bispo arquidiocesano Dom Airton realizou a leitura da solicitação feita ao Papa Francisco para inscrever o nome de Isabel Cristina como a mais nova beata da Igreja Católica. Ao encerrar a leitura da solicitação da beatificação foi proclamado um breve histórico de Isabel Cristina, desde sua infância ao seu martírio.

Cerimônia de beatificação de Isabel Cristina

A proclamação da beatificação

Após ouvir o dicastério para a causa dos santos o Papa Francisco proclama beata a serva de Deus Isabel Cristina.

O Papa Francisco escreve “Nós realizando o desejo do nosso irmão Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana bem como dos demais irmãos do episcopado, de muitos fiéis e tendo escutado o dicastério para a causa dos santos anuncio que:

Através de nossa autoridade apostólica evidenciamos que a venerável serva de Deus Isabel Cristina, fiel leiga, mártir, alegre testemunha da caridade evangeliza pelos enfermos por amor de Cristo até a efusão do sangue defendeu sua virgindade e dignidade seja invocada de agora em diante com o nome de Beata Isabel Cristina e possa ser celebrada no dia 01º de setembro, dia em que ela nasceu para o céu.”

Após a leitura foi entoado o canto de glória e alegria por esta beatificação, ao entoar o hino obteve-se então a amostra do quadro da beata Isabel Cristina.

Na imagem é possível ver a nova beata segurando com a mão direita os lírios brancos, que são os símbolos de sua pureza e entrega a Deus. Já na mão esquerda que repousa sobre o seu peito tendo em seu dedo indicador o anel terço com a cruz é o sinal da sua fé em Cristo. O jardim ao fundo da imagem possui quinze rosas que demonstram a vida virtuosa na cidade de Barbacena – MG e representa as quinze facadas ao qual recebeu em seu martírio.

:: Quem foi a mártir Isabel Cristina?

A relíquia da Beata Isabel Cristina

A relíquia da nova beata brasileira foi levada até o altar da celebração pelo seu irmão Paulo Roberto, que estava acompanhado de sua esposa, filhos e vinte jovens das diversas paróquias da cidade de Barbacena. A entrada da relíquia foi realizada com o canto do hino da Beata Isabel Cristina que diz:

“Branco lírio de pureza ofereces
A Deus Pai louvor perfeito e verdadeiro (Sl 8,3)
Vais agora, casta virgem, finalmente
Alegrar-te com as bodas do Cordeiro (Ap 19,7)”

Após a entrada da relíquia o Cardeal Raymundo Damasceno realizou o gesto de incensar o relicário e o bispo arquidiocesano Dom Airton manifestou sua gratidão por este momento tão importante para a Arquidiocese de Mariana.

Marília Siqueira – Vatican News