Apesar de existir há anos, o MOVEC – Movimento Ecumênico de Curitiba, teve neste dia 3 de agosto de 2016 a celebração de seu ato de fundação oficial.
Caminhando em estreita proximidade com a arquidiocese, o MOVEC tem sido o espaço privilegiado do contributo católico na caminhada ecumênica local. Fruto de diálogos estabelecidos desde a década de 1960, o movimento conta atualmente com a representação efetiva das igrejas Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e Igreja Ortodoxa Ucraniana, bem como do Movimento Focolares. Além destes, outras igrejas, e grupos cristãos e inter-religiosos caminham em sintonia com o MOVEC a partir das iniciativas que desenvolve. Merece destaque a cooperação junto ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e ao Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR (NEIr).
Ainda não havia uma legitimação eclesiástica e jurídica documental. Depois de um longo, ardoroso e fraterno percurso de diálogo, aproximação e vivências, no dia 3 de agosto de 2016 aconteceu o um ato de fundação do MOVEC, momento em que foi oficializado como associação.
Neste dia 3 aconteceu uma celebração ecumênica e festiva, reunindo representantes de diversas igrejas, membros do MOVEC e comunidade, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Curitibia (bairro Boa Vista). Entre os representantes da Arquidiocese de Curitiba estiveram o arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo e o Pe. Vonei Carlos de Campos, da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Pe. Volnei também assume a partir de agora a presidência oficial do MOVEC: “Apenas formalmente, pois deicidimos por conduzir as ações de forma colegiada”, afirmou.
A celebração contou com apresentação da história do MOVEC e de mensagens transmitidas pelos representantes das diversas igrejas: “a fraternidade é uma marca deste movimento”, comentou Dom Peruzzo. Diversas foram as mensagens de união cristã pela paz: “O ecumenismo se encontra na oração, mas também em ações concretas na busca pela paz, em benefício de todas as pessoas de nossa sociedade”, afirmou Dom Naudal Gomes, Bispo da Igreja Anglicana.
Ao final da celebração foi lido e aprovado o Estatuto, elaborado pelas quatro igrejas fundadoras: igrejas Católica , Igreja Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Anglicana(IEAB) e Igreja Ortodoxa Ucraniana.