Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em homenagem aos 350 anos da paróquia da Catedral de Curitiba

No dia 31 de agosto, às 19h30, o maestro Carlos Prazeres rege a Orquestra Sinfônica do Paraná no concerto Na Catedral, uma homenagem ao jubileu de 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, atual Catedral Basílica de Curitiba. O concerto terá a presença do jovem violinista Guido Sant’Anna, de 14 anos, e a entrada será gratuita.

Catedral Basílica de Curitiba Foto: Ivonaldo Alexandre/gazeta-do-povo

A regência do concerto especial ficará nas mãos de Carlos Prazeres, maestro-titular da OSBA, a Orquestra Sinfônica da Bahia. Conhecido por sua criatividade e habilidade com repertórios nacionais, o maestro Prazeres irá reger um programa de quatro obras, duas delas com a presença do violinista Guido Sant’Anna. O concerto será aberto ao público e os lugares serão ocupados por ordem de chegada.

A Catedral Basílica, localizada na Praça Tiradentes, é um símbolo turístico e histórico para Curitiba. A Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é a primeira igreja da cidade, fundada em 1668, antes mesmo da fundação oficial da própria Vila de Curitiba. A igreja acompanhou todo o desenvolvimento da capital paranaense e passou a ser a Catedral de Curitiba em 1894, quando tomou posse o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Curitiba. O atual templo foi fundado em 1893. Em 1993 o Papa João Paulo II conferiu o título de Basílica Menor à Catedral. Em 2018, foi decretado Ano Jubilar em toda a Arquidiocese de Curitiba em homenagem aos 350 anos da história de nossa atual Catedral.

De 24 de agosto até o dia 7 de setembro de 2019 a Catedral vive o quinzenário preparatório para a Solenidade da Padroeira de 2019. A programação da Solenidade da Padroeira neste ano contará com a inauguração de um memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (confira a programação aqui).

Na Catedral
Sábado, 31 de agosto, 19h30
Catedral Metropolitana Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Entrada Gratuita