Padres mexicanos conhecem pastorais sociais de Curitiba e se encantam

whatsapp-image-2018-07-27-at-10-48-56-1

Um grupo de 12 padres mexicanos esteve em Curitibana semana passada, conhecendo e acompanhando o trabalho das pastorais sociais da Arquidiocese. Os padres são estudantes de pós-graduação em teologia pela Pontifícia Universidade do México e vieram ao Brasil por meio de uma parceria com a PUC-PR.

Durante a semana, as pastorais sociais da Arquidiocese de Curitiba convidaram os sacerdotes para conhecer de perto os trabalhos realizados com a população atendida. A programação foi organizada pela Comissão da Dimensão Social da Arquidiocese, com coordenação do Padre Danilo Pena.

Os sacerdotes mexicanos presenciaram a atuação das pastorais da Criança, da Pessoa Idosa, da Aids, da Saúde e do Povo de Rua. Segundo eles, conhecer essas pastorais foi uma experiência enriquecedora e bastante nova. “Quando me disseram que eu iria acompanhar a Pastoral da Criança, imaginei que iríamos a um orfanato. Mas não, os agentes visitam cada criança em sua casa e cuidam dela em todos os aspectos. No México não temos um trabalho assim”, relata Pe. Manuel Cortez Guerra.

Para ele, essa atitude é muito bonita, pois demonstra que Deus se interessa por cada criança de forma única e individual. “A Igreja no México está buscando realizar um trabalho missionário, com o chamado do Papa Francisco, e nossa vinda a Curitiba contribui muito com esse despertar para a missionariedade”, conclui Pe. Manuel.

img_2496

Um fator que chamou a atenção do grupo de padres mexicanos foi a organização das pastorais sociais. “Os agentes levam um controle das pessoas que visitam, o trabalho tem uma metodologia. Existe toda uma rede por trás e isso me impressionou”, conta Pe. Xavier Rivera. Ele também se encantou com o envolvimento que as pastorais têm com as políticas locais. “Percebi que os líderes não cuidam só da espiritualidade das pessoas, mas também ajudam os mais vulnerabilizados com ações concretas”, explica o padre.

Após conhecer a atuação das pastorais sociais em Curitiba, os padres agradeceram e afirmaram querer levar o aprendizado adiante. “Os agentes de pastoral nos deram verdadeiras lições de humanidade. Nós saímos dessa visita convencidos a servir às pessoas e aos enfermos em nossas cidades”, afirma Pe. Israel Raciner.

Confira as fotos:

[FAG id=11998]

Confira reportagem da TV Evangelizar: