Na manhã desta terça-feira (07), cerca de 200 presbíteros da Arquidiocese de Curitiba estiveram reunidos na Casa de Retiros do Mossunguê para a primeira reunião geral do ano.
A acolhida aos sacerdotes foi feita pelo arcebispo metropolitano dom José Antonio Peruzzo, que agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do trabalho dos padres: “Ninguém tem tanta força evangelizadora quanto o presbitério. Vamos seguir a fidelidade a Jesus Cristo!”

Serviço Canônico Pastoral
Após rezarem a Hora Média, conduzida pelo diácono Sidney Lemes, o padre Fabiano Dias Pinto, juntamente com o casal Afonso e Janete falaram sobre o Serviço Canônico Pastoral, uma resposta ao pedido do Papa Francisco para que as dioceses acompanhem pastoralmente os casais que desejam entrar com um processo de nulidade matrimonial junto aos tribunais eclesiásticos.
Na Arquidiocese de Curitiba, o Serviço Canônico Pastoral é inspirado no método catecumenal, com o objetivo de promover a evangelização e inserção eclesial dessas pessoas na comunidade de fé. Porque mesmo com as dificuldades da situação matrimonial, essas pessoas não estão excluídas da participação da Igreja e podem dar testemunho de fé na vivência batismal.
Assembleia Arquidiocesana
Outro assunto discutido foi a terceira etapa da Assembleia Arquidiocesana – Caminho de Opções Pastorais 2, que deverá ser realizado em toda a arquidiocese no primeiro semestre de 2023. As questões para a escuta estão entre as páginas 35 a 45 do subsídio para o caminho (livro azul).
O padre Alexsander Cordeiro Lopes ressaltou a importância do envolvimento dos sacerdotes nesse processo: “Sinodalidade é quando todos estão envolvidos, tanto o laicato quanto o clero. Portanto, padres, respondam as questões junto com os leigos.”

Campanha da fraternidade e Cáritas
Após o intervalo, Salete Bez, coordenadora da Campanha da Fraternidade (CF) 2023, falou resumidamente sobre o texto base da CF 2023 e incentivou os sacerdotes a promoverem ações de combate à fome nas comunidades. “Não é a Igreja ou o poder público que resolverão o problema da fome em nosso país, mas sim uma rede de ações de toda a sociedade”, completou.
Dom Peruzzo reforçou o tema: “A Igreja do Brasil é uma das poucas no mundo que tem essa proposta de dar sentido ao jejum durante a quaresma. Portanto, acolham a Campanha da Fraternidade em suas paróquias e incentivem a Coleta Nacional para que possamos contemplar os projetos através do Fundo Diocesano de Solidariedade.”
:: 12 projetos sociais contemplados com recursos da CF 2022
:: Fundo Diocesano de Solidariedade contempla 14 projetos sociais
Os membros da Cáritas Curitiba fizeram uma breve apresentação do trabalho que realizam com migrantes e refugiados, tanto nos atendimentos diários na Cúria Metropolitana quanto na Casa de Passagem e demais ações realizadas em conjunto com instituições e poder público.
Confira o álbum completo de fotos AQUI!
__
Por
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba