Confira aqui uma reflexão sobre a Fé e a Arte em comunhão
A Páscoa está chegando e com ela as tradicionais encenações da peça de teatro A Paixão de Cristo acontecem em vários lugares de nossa cidade. Em nossa Arquidiocese existem vários grupos que representam a história da comemoração dessa data. Conversamos com alguns deles para apresentá-los e divulgar as datas de suas apresentações. Confira:
Grupo Lanteri
Há mais de trinta anos o grupo Lanteri encena o teatro de A Paixão de Cristo. Com início em um bairro de periferia, o grupo, que começou com 45 pessoas envolvidas, hoje conta com mais de 1.200 voluntários entre atores, produção e equipe técnica. A apresentação neste ano será novamente na Pedreira Paulo Leminski, com expectativa de receber 20 mil espectadores e acontecerá na Sexta-feira Santa, 14/04, às 19h. Confira aqui entrevista com o grupo Lanteri
Grupo Arte e Vida
Com o objetivo de evangelizar através da arte, em meados dos anos 2000 um grupo de jovens se reunia para encenar o teatro A Paixão de Cristo. Naquele mesmo ano, cerca de 200 pessoas assistiam ao grupo de jovens em cima de um caminhão. Após 17 anos, o grupo passou a contar com um elenco de mais de 200 integrantes e um público médio de 12 mil pessoas.
Neste ano a apresentação do grupo acontecerá no dia 14 de abril, a partir das 20 horas, na Rua da Cidadania do Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado, Curitiba-PR.
Grupo JUMAS
Com 36 anos de história, o grupo de jovens JUMAS começou a encenação de A Paixão de Cristo também no ano de 2000. Tendo como propostas o serviço ao próximo e à igreja e a evangelização de jovens e adolescentes por meio da apresentação de Jesus, o grupo chega a sua 17ª apresentação com o texto baseado nos evangelhos de São Marcos, tendo como base a conversão do Centurião romano: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” (15, 39).
A encenação acontecerá na Sexta-feira Santa, 14 de abril, na Paróquia Santa Madalena Sofia Barat – Rua Santa Madalena Sofia Barat, 725 – Bairro Alto, Curitiba-PR. A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será revertido para as ações sociais realizadas na Paróquia.
Grupo JUBAC
Com sua maior alegria em evangelizar através da arte, o Grupo JUBAC surgiu no ano de 1990 para vivenciar a evangelização em seu bairro. Firmada com novas estruturas no ano de 2002, a encenação de A Paixão de Cristo completa quinze anos em 2017 e já conquistou um público fiel, que aprecia gratuitamente o espetáculo de duas horas de emoção e fé. Para que isso tudo aconteça da melhor maneira possível, alcançando o coração de cada espectador, a peça é montada com muito cuidado.
A encenação do Grupo JUBAC acontecerá no dia 14 de abril, às 19 horas, no Centro da Juventude –Rua Pastor Antonio Polito, Boqueirão, Curitiba-PR.
Grupo Jornada Jovem
O grupo Jornada Jovem de Curitiba teve início em 1996. Tendo como slogan “Um Sonho, uma História, uma Missão” e lema “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelo seu irmão” (João 15:13), o grupo conta atualmente com 130 integrantes na equipe. No teatro A Paixão de Cristo, a participação da Jornada Jovem completa 11 anos em 2017. O grupo atua junto à comunidade na realização dos papéis, nos bastidores e também na Noitedo Pastel, que acontece em paralelo ao teatro.
A apresentação acontecerá no dia 14 de abril, às 19:30, na Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração
(antiga Igreja Preta) – Rua Nicola Pellanda, 545, Bairro Pinheirinho, Curitiba-PR. Às 18 horas do dia 14, o grupo realizará a Via Sacra pelas ruas, que sairá da Comunidade Nossa Senhora das Graças – Rua Rosa Tortato, 56, esquina com Rua Emanuel Voluz – Bairro Pinheirinho, Curitiba-PR.