Parceria entre Arquidiocese, PUCPR e Grupo Marista possibilita bolsa de 70% para graduação em Teologia

Você já pensou na possibilidade de fazer um curso superior de Teologia? Uma parceria entre a Arquidiocese de Curitiba, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – e o Grupo Marista oferece bolsa de 70% para os interessados em cursar a graduação. A intenção é criar oportunidade para leigos que queiram aprofundar seus conhecimentos e melhorar seus trabalhos pastorais. 

O curso é considerado um dos melhores do país e alcançou nota 4 no último Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e também na avaliação promovida nacionalmente pelo Jornal O Estado de São Paulo. Todos os professores são doutores ou pós-doutores e a estrutura é considerada exemplar. “Temos um corpo docente formado por professores renomados nacional e internacionalmente, o que faz com que nosso curso seja realmente referência na área. Nosso foco é o público leigo, mas como a qualidade da formação chama a atenção de toda a comunidade, temos recebido nos últimos anos muitos religiosos e seminaristas, além de pessoas de outras denominações religiosas”, destaca o coordenador do curso, Ernesto Sienna, que é, inclusive, egresso do próprio curso. 

A história do curso na universidade remonta a 1974, quando a PUCPR lançou o curso de Ciências Religiosas – que na época não era graduação de nível superior – com a intenção de promover a formação de agentes pastorais. Em 2002, foi lançado o curso superior em Teologia, voltado a leigos engajados, religiosos católicos e membros de outras religiões cristãs. Além de fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento, o curso visa promover maior diálogo entre a Ciência e a Cultura. “É importante que haja este diálogo com a sociedade e seus problemas atuais. Não podemos estudar somente para nós. A Teologia não pode ser fechada em si mesma, precisa estar no meio do povo e ajudar a encontrar sentido e respostas aos problemas atuais da sociedade”, salienta o coordenador. 

De acordo com decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, Ericson Falabrettio curso de Teologia pode ser considerado um dos mais “integrais”, pois proporciona cuidar da vida cotidiana e espiritual das pessoas. “Além de amparar, esse cuidado significa dar consciência ao cidadão, com formação histórica, filosófica e psicológica”, afirma.  

“Um curso como este nunca foi tão importante para a sociedade como hoje em dia”, destaca o decano, lembrando que vivemos uma época de muito negacionismo e fundamentalismo. “Em uma época de tanta intolerância e desrespeito, nosso curso prima pela reflexão ética e por olhar a religião como fenômeno humano. É fundamental para a formação de pessoas esclarecidas”, acrescenta.  

O professor Cesar Leandro Ribeiro, que também é egresso do curso e hoje faz parte do corpo docente, frisa ainda que a graduação em Teologia acrescenta ao estudante “um saber que não se perde com o tempo”. “Tornar-se teólogo é uma graça inexplicável. É um campo eterno, diferente de tantas áreas do saber que mudam muito de acordo com a evolução tecnológica, por exemplo”, compara. “A ética religiosa nos permite buscar a relação entre a Ciência e a Fé e tratar de assuntos enriquecedores como a Bioética”, explica o professor. 

O perfil do estudante de Teologia é bastante diverso. Além de seminaristas e religiosos católicos, o curso recebe também pessoas de outras religiões cristãs e até mesmo não cristãs, mas o foco principal é voltado aos leigos. Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode cursar Teologia – e todos têm direito à bolsa de 70%. “Com esta bolsa, o curso fica com mensalidades realmente acessíveis, mais baixas até do que muitos cursos a distância”, lembra o coordenador Ernesto Sienna. “É uma oportunidade que não dá pra deixar passar”, completa o professor Cesar Leandro.  

Para mais informações sobre o curso e como se inscrever, entre em contato: https://www.pucpr.br/cursos-graduacao/teologia/


teologia-109