Paróquia de Santo Agostinho ganha Santa Mônica como co-padroeira

As mães curitibanas terão naquela igreja um local propício e acolhedor para orar pelos filhos.

 

O Bispo Metropolitano, Dom José Antonio Peruzzo, em atenção ao pedido do Padre Ricardo Hoepers, atual pároco da tradicional Igreja de Santo Agostinho, no bairro Ahú, assinou um decreto autorizando que Santa Mônica passe a ser co-padroeira daquela comunidade. Consagrada a padroeira das mães,  pelo Papa Alexandre III, no ano de 1.153, Santa Mônica orou e chorou durante mais de 30 anos pelo filho, um jovem bastante desobediente e rebelde, que acabou por se converter e  transforma-se num dos mais importantes pensadores e teólogos da Igreja Católica.

O pedido de Padre Ricardo ao Bispo tem como objetivo criar na comunidade o Movimento CUORI – Corações  Unidos em Oração e Intercessão – formado por grupos de mães (e pais) que se propõem a manter uma corrente de  orações pelos seus filhos.  Aquela Igreja passa a ser um local de acolhida para todas as mães que desejam – pela  intercessão de Santa Mônica – alcançar graças e bênçãos para “suas crianças”, de qualquer idade.

Uma programação intensa, entre os dias 20 e  28 de agosto, será realizada na comunidade, com novena e missas  diárias, sempre às 19 horas, celebradas por Bispos de várias dioceses do Paraná,  seguidas da apresentação de  diversos corais.  As festividades culminarão com  celebrações solenes em homenagem aos padroeiros  Santo  Agostinho e Santa Mônica, nos dias 29 e 30 de agosto.

“Quantas lágrimas derramou aquela santa mulher pela conversão do filho. E quantas mães hoje vertem lágrimas a fim de que seus filhos voltem para Cristo. Não percais a esperança na Graça de Deus”, foi a observação feita pelo Papa Francisco, em agosto de 2013, ratificando a devoção dos fieis à Santa Mônica, como padroeira das mães cristãs.  A Igreja de Santo Agostinho – e agora também – Santa Mônica, fica localizada na Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 1035, no bairro  Ahú. Telefone: (41) 3252-2224

 

Texto e fotos: Paróquia Santo Agostinho