Paróquia São Braz celebra padroeiro com ampla programação festiva

A Igreja Católica celebra, no dia 3 de fevereiro, o dia de São Braz. Em Curitiba, a Paróquia que leva o nome do santo, e que tem como pároco o padre Juarez Rangel, preparou uma ampla programação festiva, com bênção da garganta, almoço festivo e venda de pasteis, entre os dias 3 e 7 de fevereiro.

A programação se inicia já na quarta-feira, dia 3, com missas às 9h30, 15h e 19h30, todas transmitidas ao vivo pelas redes sociais. Após as missas da tarde e da noite haverá venda de pasteis. Na quinta, 4, e sexta, 5, as missas serão às 19h30, também transmitidas online, com bênção da garganta. No sábado, dia 6, a missa será às 19h, online, com bênção da garganta. E no domingo, dia 7 de fevereiro, a celebração será às 9h30, online, com bênção da garganta. Durante todo o dia, haverá bênção da garganta de hora em hora, das 8h às 19h.

Para celebrar a data do padroeiro, a comunidade programou um churrasco festivo para o domingo, dia 7. Por causa das limitações da pandemia, o churrasco será servido pelo sistema de entrega. Os convites, ao preço de R$ 60, estão à venda na secretaria paroquial.

A festividade terá ampla programação, respeitando as limitações impostas pela pandemia (Imagem: divulgação)

O padroeiro

O dia de São Braz é celebrado no dia 3 de fevereiro pela Igreja Católica Apostólica Romana e no dia 11 de fevereiro pela Igreja Ortodoxa. O santo nasceu na Armênia, em 264, e morreu martirizado pelos romanos no ano de 316. É considerado o protetor da garganta porque, segundo a tradição popular, teria salvado um garoto engasgado com uma espinha de peixe. Depois de sua morte, esta fama se espalhou e a bênção da garganta tornou-se tradição em seu dia.

A bênção da garganta é uma tradição da Igreja no dia de São Brás (Foto: PASCOM Paróquia São Brás)
A bênção da garganta é uma tradição da Igreja no dia de São Braz (Foto: PASCOM Paróquia São Braz)