PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTA FELICIDADE CELEBRA CO-PADROEIRA

Paróquia São José e Santa Felicidade celebra Co-Padroeira

Nos dias 19 a 22 de novembro, a comunidade da Paróquia São José e Santa Felicidade se reuniu para a Festa da Co-Padroeira Santa Felicidade, que também marca o aniversário de 137 anos de constituição da Colônia Italiana.

IMG_7284As comemorações iniciaram-se com um tríduo preparatório nos dias 19, 20 e 21. Temas como a imigração em busca de felicidade e a importância da família foram tratados durante as celebrações.

No domingo, 22/11, uma procissão levou a imagem da padroeira da Igreja Matriz até o Bosque São Cristóvão, onde foi celebrada a Missa Solene seguida de almoço italiano.

IMG_7397Quem foi Santa Felicidade?
Felicidade era uma viúva que foi acusada de ser cristã pelos sacerdotes pagãos ao imperador. Públio, prefeito de Roma, ficou encarregado do seu julgamento. Começou o interrogatório somente com ela, todavia não obteve resultado algum. No dia seguinte, mandou conduzir a mãe e os sete filhos para adorarem os deuses. Mas Felicidade exortou os filhos a que não fraquejassem na fé. O juiz, então, condenou mãe e filhos à morte.

Através das “Atas” podemos saber todos os seus nomes e a forma de martírio de cada um. Nela, eles estão citados como “os sete irmãos mártires”: Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vidal e Marcial.

Januário, após ser açoitado com varas e ter padecido no cárcere, foi morto com flagelos chumbados. Félix e Filipe foram espancados e mortos a cacetadas. Silvano foi jogado num precipício. Alexandre, Vidal e Marcial foram decapitados.

Apesar de saberem que sofreriam muito antes de morrer, todos mantiveram a firmeza na fé e não renegaram o Cristo. A última a morrer, por decapitação foi Felicidade, que sofreu muitas torturas até a execução no dia 23 de novembro. A tradição cristã reverencia todos estes santos mártires na mesma data.

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos.Foto Capa

 

Texto e fotos: Pascom Paróquia São José e Santa Felicidade