Preocupados com o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade, o pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Itaperuçu, na região Metropolitana de Curitiba-PR, Pe. José Airton de Oliveira, juntamente com o Conselho Pastoral e Administrativo, decidiram disponibilizar um amplo espaço da paróquia para que a Secretaria Municipal de Saúde da cidade e a Prefeitura possam criar ali um ambulatório ou hospital de campanha.
O número de casos de Covid-19 no município triplicou nos últimos dias, levando o prefeito a decretar o fechamento do comércio não essencial e até a proibição da venda de bebidas alcoólicas, inclusive nos supermercados. O único hospital da cidade está lotado, não tem leitos disponíveis e não possui Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Para tentar amenizar a situação, o pároco e o Conselho protocolaram na última quarta-feira (17.03), na Secretaria Municipal de Saúde da cidade e na Prefeitura, um ofício, cedendo pelo tempo que for necessário o Salão Paroquial denominado CESPA ( Centro de Evangelização São Pedro Apóstolo), para uma possível instalação do Hospital de Campanha ou de um Ambulatório de Pronto Atendimento. O objetivo é proporcionar atendimento emergencial para os casos mais graves da doença. “Movidos pela compaixão e misericórdia a Igreja precisa estar atenta as necessidades de seu povo, é um espaço grande e arejado que no momento está sem uso, por esse motivo colocamos à disposição da saúde para utilização do mesmo de forma responsável e pronta aos anseios daqueles que sofrem em tempos difíceis”, disse Padre José.
Veja o ofício assinado pelo Pároco e representantes do Conselho:
O assunto chamou a atenção da Imprensa. Veja a reportagem publicada pela RPCTV- Rede Globo:
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/03/18/com-disparada-de-casos-itaperucu-registra-oito-mortes-de-pacientes-a-espera-de-leito-de-uti-em-uma-semana-diz-prefeitura.ghtml