Costumeiramente o povo de Deus tem procurado celebrar novenários ou tríduos como meio preparatório para comemorar as festividades dos santos padroeiros das comunidades. Esta prática inspirou Arquidiocese de Curitiba a propor a realização do tríduo preparatório para a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, neste ano no dia 20 de junho.
Todas a paróquias, comunidades, grupos de oração e reflexão e famílias são convidados a viver a fraternidade por meio da oração deste tríduo.
De acordo com o diácono Cleverson Martins, integrante da Comissão Litúrgica da Arquidiocese , são quatro formas propostas para a celebração do tríduo, esclarecendo que “não são as únicas maneiras para a realização desta oração”. Seguem propostas para este momento orante:
a. Em uma celebração eucarística, onde se pode utilizar de algumas orações propostas;
b. Em uma adoração eucarística, utilizando o subsídio como fonte inspiradora para a vivência desta devoção;
c. Em grupo de oração ou de reflexão, aproveitando os encontros que já acontecem habitualmente para realizar esta oração;
d. Também pode ser realizado nas casas em família ou individualmente.
Todos somos convidados a expressar nosso amor pelo Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo através do tríduo preparatório, utilizando o material disponibilizado abaixo:

Quando será realizado o tríduo?
A comunidade pode escolher os melhores dias para estas orações serem celebradas, atendendo o maior número da parcela do Povo de Deus. O importante é concretizar este momento orante até a quarta-feira, 19 de junho, véspera do dia de Corpus Christi. É o caso da paróquia São Lucas, no Xaxim, que realiza seu primeiro dia do tríduo preparatório no domingo, dia 16 de junho.
“Contando com a força da oração do povo de nossa arquidiocese, queremos nos unir em torno de Jesus Eucarístico, ponto alto da nossa fé, para manifestar a fraternidade que existe entre nós”, comenta o diácono Cleverson.
Pedimos a você líder comunitário (ministro ordenado ou leigo) que anime sua comunidade para juntos rezarmos formando este elo forte que existe entre nós.