Confira a lista de Paróquias que promovem venda do bolo de Santo Antônio

Diversas paróquias de Curitiba e região promovem, já a partir desta quarta-feira, a venda do tradicional bolo de Santo Antônio.

Diz a tradição que quem encontrar a pequena imagem do santo no seu pedaço de bolo encontrará em breve seu amor.

Confira abaixo algumas paróquias que terão a venda de bolos.

A história de Santo Antônio

Fernando Antônio de Bulhões, nosso querido Santo Antônio, nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Aos 19 anos, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade do pai. Dois anos mais tarde, o jovem foi transferido para o centro de estudos de Coimbra, um dos mais importantes de Portugal. Com dez anos de jornada em Coimbra, se tornou sacerdote graças ao seu amplo conhecimento e poder de pregação.

Anos mais tarde, Santo Antônio fez o pedido para ir pregar a Palavra de Deus no Marrocos, mas no caminho, foi surpreendido por uma doença, que impediu que sua viagem se concretizasse. Santo Antônio decidiu deixar os cônegos agostinianos para seguir os passos de São Francisco de Assis. Em 1221, foi parar em Assis, onde São Francisco havia convocado todos os seus frades. Este importante encontro ficou conhecido como Capítulo das Esteiras. Foi lá que Santo Antônio conheceu pessoalmente São Francisco de Assis.

Santo Antônio morreu no dia 13 de Junho de 1230, aos 36 anos de idade, na cidade de Pádua, na Itália. Por esse motivo, ele ficou conhecido como Santo Antônio de Pádua, além de Santo Antônio de Lisboa, graças a sua cidade de origem.

Santo Antônio, que foi um grande teólogo e pregador, é considerado o padroeiro dos pobres e dos humildes, já que distribuía alimentos para as pessoas menos favorecidas. Foi daí que surgiu o pão dos pobres, também conhecido como pãozinho de Santo Antônio.

Mas por qual motivo ele é considerado

Santo Casamenteiro?

As histórias e lendas que atribuem o título de casamenteiro a Santo Antônio são várias. Uma delas conta que uma moça que havia perdido as esperanças de se casar, se apegou muito a Santo Antônio. Diz a história que ela adquiriu uma imagem do santo e a colocou em um pequeno oratório em sua casa. Todos os dias a jovem se ajoelhava e rezava a Santo Antônio pedindo sua intercessão para conseguir um marido.

Passaram-se semanas, meses, anos e nada do noivo aparecer. Um certo dia, tomada pela tristeza e decepção com o santo, em um momento de fúria, ela atirou a imagem de Santo Antônio pela janela. Nesse exato momento, passava um jovem cavalheiro, que foi atingido pela imagem do santo. O moço pega a imagem e vai devolver a moça. No momento do encontro, os dois acabam se apaixonando. Os dois ficaram noivos e mais tarde se casaram.  A jovem atribuiu a chegada de seu noivo e o seu casamento a Santo Antônio.

(Fonte: https://www.facebook.com/santuariodocarmo/)

imagem-de-bolo-de-santo-antonio-do-carmo

Dias 09, 10, 11, 12 E 13 DE JUNHO (DE QUARTA A DOMINGO)

DAS 10h às 20h

VALOR: R$ 6,00 o pedaço

Sabores dos recheios: Abacaxi e doce de leite

LOCAL: Pátio central do Santuário do Carmo

bolo-de-santo-antonio-imaculada-conceicao

Paróquia Imaculada Conceição – Guabirotuba.

De 9 a 13 de junho a Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Guabirotuba e que tem como pároco o Padre Kleina, terá a tradicional venda do delicioso Bolo de Santo Antônio. Preparado pelas melhores “boleiras” da paróquia, todos voluntários, e com grande parte dos ingredientes obtidos através de doação, a equipe garante que o bolo, além de delicioso, estará com várias imagens do santo protetor. Além de manter a tradição, é uma forma de arrecadar fundos para o trabalho social e de evangelização da igreja, já que toda a renda obtida é revertida em prol da comunidade.
Devido a pandemia, além dos cuidados extra na produção, o bolo será oferecido em sistema drive-thu, ou seja, somente para levar.
Confira os horários:
De 9 a 12 – quarta a sábado das 10h às 20h
Dia 13 – domingo – das 9h às 18h

bolo-santo-antonio-paroquia-santo-antonio

Paróquia Santo Antonio da Boa Vista

Valor de cada pedaço de bolo: 5,00

Horários: Do dia 9/06 a 11/06 das 17h30 ás 20h30

Dia 12 das 08h ás 20h30, Dia 13 das 08h ás 13h

bolo-de-santo-antonio-santa-felicidade

Paróquia São José e Santa Felicidade

Sábado dia 12/06 das 10h ás 14h

Valor: Dois pedaços de bolo por 10,00

whatsapp-image-2021-06-09-at-12-57-29

Paróquia Bom Jesus dos perdões

Com o tema: “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8), acontece a Festa de Santo Antônio na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa em Curitiba. Este ano teremos a venda de bolo e a celebração da Trezena, que iniciou no dia 31/05 e vai até 12/06, presencial com limite de participantes e transmissões pela página do Facebook.

Bolo de Santo Antônio

Voluntárias e voluntários preparam aproximadamente 8 mil quilos do tradicional doce. Segundo a tradição, quem encontra o “santinho”, que é uma imagem de Santo Antônio em miniatura, terá alguma graça alcançada.

Cada pedaço custará R$ 7,00 e será vendido entre os dias 10 a 13 de junho, das 6h00 às 20h. Há três opções de embalagens: para um pedaço, dois pedaços e cindo pedaços.

A pedido da Prefeitura, a entrega será feita na forma de take away, ou seja, as pessoas pegam e levam sem consumir no local. A partir de sábado também terá o atendimento de drive thru, onde as pessoas podem comprar sem sair do carro.

Todos os procedimentos de preparação e vida seguirão rigorosamente as orientações sanitárias exigidas pelas autoridades. No momento das entregas, a temperatura dos consumidores serão aferidas e receberão álcool em gel nas mãos.

bolo-sto-antonio

Paróquia Santo Antônio Parolin

nos dias 12/06 e 13/06 das 10h ás 17h

Valor: 5,00 cada pedaço de bolo.

Paróquia Menino Jesus de Praga

Dia 12/06 a partir das 9h