No domingo, 18 de novembro, será celebrado o II Dia Mundial dos Pobres. No Vaticano, o Papa Francisco celebra missa na Basílica de São Pedro e compartilhará um almoço com cerca de três mil pobres.

“Este pobre homem grita e o Senhor escuta” é o tema do II Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco no final do Jubileu da Misericórdia em 2016. Segundo explicou o Papa durante o Ângelus no domingo, 11 de novembro, é “uma iniciativa de evangelização, oração e partilha” que busca incentivar “uma crescente atenção às necessidades dos últimos, dos marginalizados e dos famintos”.
O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização organiza e promove este evento nas dioceses de todo o mundo e impulsiona algumas iniciativas eclesiais em favor dos marginalizados. O almoço com o Papa será organizado na Sala Paulo VI, no Vaticano. (fonte: acidigital)
Programação local
Na Arquidiocese de Curitiba, atendendo ao chamado do Papa, diversas paróquias realizam programação especial no domingo, que incluem a celebração de missas por ocasião da data, arrecadação de doações e encontros de ‘Mesa Fraterna’. Entre as atividades de “Mesa Fraterna”, há o caso do Santuário Nossa Senhora de Salette, que irá proporcionar almoço para paroquianos junto a 104 migrantes venezuelanos que estão acolhidos em Curitiba. Há também o almoço previsto para 350 pessoas em situação de rua na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, a ser servido por aqueles que não estão diretamente ligados à ação social da Igreja, incentivando a aproximação e a quebra de preconceitos com população de rua. A Paróquia Santa Edwiges também comunicou a realização de almoço para 200 moradores de loteamentos irregulares da região e encontro similar acontece na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança.
Há também casos de café da manhã fraterno, como na Paróquia Santíssima Trindade, que realizará bazar no dia, cedendo um item para cada pessoa cadastrada pela ação social. Nas diversas paróquias da arquidiocese haverá, durante as missas do dia 18, destaque ao trabalho das pastorais sociais, como no caso da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, que realizará arrecadação de roupas, alimentos e materiais de higiene que serão distribuídos para os assistidos da comunidade.
A data é especial para aproximação dos fiéis com os pobres, ou seja, para atender ao chamados de encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos.
Durante a semana, a Arquidiocese de Curitiba tem promovido uma programação em razão da Jornada Mundial dos Pobres. Confira a Programação aqui.